V Encontro de Educação Popular em Saúde começa nesta quinta, 10, no canal da Fesp

Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas

Autor: Redação Fesp | Publicado em 08 de junho de 2021 às 18:36

Evento promoverá diálogo de saberes populares com especialista de renome nacional

Com o objetivo de promover o diálogo e a troca de saberes entre especialistas de diversas regiões do Brasil, a Prefeitura de Palmas realiza na próxima quinta-feira, 10, das 9 às 18 horas, o V Encontro de Educação Popular em Saúde. O evento é uma idealização da Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp) e será virtual, sendo transmitido em seu canal no YouTube. Interessados em participar devem se inscrever através do link.

Com nome de peso no cenário da saúde pública nacional, o Encontro será aberto pelo palestrante Dr. Eymard Mourão Vasconcelos. Médico e professor especializado em Educação Popular em Saúde, Vasconcelos também é pesquisador e autor de diversos livros, como ‘Educação Popular e a Atenção à Saúde da Família’ e ‘A Espiritualidade no Trabalho em Saúde’.

Outros relevantes atrativos serão apresentados na Tenda Paulo Freire, um espaço de Arte, Cultura, Educação Popular e Práticas Integrativas e Complementares em Saúde, onde será lançada a música ‘Educação popular, vamos aprender’, que trata da do tema e as relações pessoais nessa pandemia. A autoria é do servidor da Fesp e rapper, Mano Wilson. Esse espaço contará ainda com a participação da escritora e poeta, Juliete Oliveira, também servidora da casa.

O encontro está sendo organizado pela equipe do projeto de capacitação de conselheiros de saúde e lideranças de movimentos sociais, uma vez que conta com a participação de agentes sociais de diferentes áreas de atuação, representantes de movimentos populares, conselheiros estaduais, municipais e locais de saúde e todas as pessoas interessadas na temática.

Segundo a coordenadora do trabalho, Alexsandra Cardoso Souza, é importante incentivar o protagonismo das comunidades e a prática de educação popular em saúde em Palmas. “Precisamos fortalecer também a Política Nacional de Educação Popular em Saúde e as ações que visam à promoção da equidade no SUS”, afirmou.

São apoiadores na realização do encontro, a Secretaria Municipal da Saúde de Palmas (Semus), Articulação Nacional de Movimentos e Práticas de Educação Popular e Saúde (ANEPS-TO) e as organizações não governamentais Ecoterra e Comsaúde.

Sobre o palestrante

Eymard Vasconcelos possui graduação em Medicina (1975), mestrado em Educação (1986), doutorado em Medicina Tropical (1997), todos pela Universidade Federal de Minas Gerais e pós-doutorado em Saúde Pública pela ENSP/Fiocruz. É professor aposentado do Departamento de Promoção da Saúde do Centro de Ciências Médicas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), tendo atuado por 19 anos no Programa de Pós-Graduação em Educação. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Educação Popular e Saúde Comunitária, atuando principalmente nos seguintes temas: educação em saúde, educação popular, atenção primária à saúde, espiritualidade na saúde e extensão universitária. É o atual coordenador da Rede de Educação Popular e Saúde e, coordena ainda, o Grupo de Pesquisa Educação Popular em Saúde, ambos da UFPB. (Com informações do Lattes)

Confira a programação completa

9h - Mística (Tenda Paulo Freire)

9h20 - Mesa de Abertura

10h - Palestra “Desafios Atuais da Educação Popular em Saúde” - Dr. Eymard Mourão Vasconcelos

11h30 - Plenária com o palestrante

12h às 14h - Intervalo

14h - Apresentação Artística (Tenda Paulo Freire)

14h15 - Palestra “Práticas Integrativas e Complementares” - Judite da Rocha

15h - Plenária com a palestrante

15h30 - “Palestras Agroecologia, Saúde e Economia Solidária em Tempos Pandêmicos” Luciana Pereira (Comsaúde) e Fernando Gomes (Ecoterra)

16h30 - Plenária com os palestrantes

17h - Apresentação Poética - Juliete Oliveira (Fesp)

17h30 - Mística (ANEPS-TO)

18h - Encerramento