Vacinação anticovid possibilita retorno do Arraiá da Capital com presença do público

Secretaria Municipal da Saúde

Autor: Redação Semus/ Edição: Lorena Karlla | Publicado em 23 de junho de 2022 às 10:16

Cerca de 530 mil doses contra Covid-19 foram administradas no município

Após dois anos sem o calor da presença do público por conta da pandemia da Covid-19, os quadrilheiros do Arraiá da Capital voltam a brilhar na arena do Estádio Nilton Santos, onde são prestigiados pela população até o próximo domingo, 26. Esse regresso foi possibilitado pelo avanço da vacinação em Palmas, que segue a imunizar os moradores contra a enfermidade. Até o momento, cerca de 530 mil doses anticovid foram administradas no município.

Os amantes das juninas acompanharam por todo esse tempo as apresentações de casa pelas transmissões ao vivo da Prefeitura de Palmas. Agora, pessoalmente, podem voltar a sentir o calor humano e viver o Arraiá. O presidente da Fundação Cultural de Palmas, Giovanni de Assis, afirma que para dar continuidade aos eventos presenciais foi fundamental que as pessoas se vacinassem, possibilitando um maior controle da pandemia, que ainda está em curso.

Para o secretário municipal da Saúde, Thiago Marconi, após dois anos difíceis, os eventos da Prefeitura de Palmas puderam retornar com a participação da população. “Mas, devemos lembrar que muitas medidas foram tomadas até chegarmos aqui, e a vacinação foi ponto crucial nesse retorno. Assim, pedimos à população para não deixar de vacinar e seguir as recomendações das doses de reforço, para que continuemos tendo sucesso no combate ao vírus”, orienta o gestor.

Busão do Mais Saúde

Para reforçar a importância da vacinação, os servidores da Secretaria Municipal da Saúde (Semus) estão no Arraiá da Capital até o próximo domingo, das 19 às 22 horas, para imunizar a população contra a Covid-19, gripe e tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola). Nesta segunda-feira, 22, noite da escolha da rainha do Arraiá, os frequentantes da festa procuraram a unidade móvel da Semus para se vacinar.

A médica Fernanda Rosa Luiz, de 34 anos, compareceu ao Arraiá para apreciar a festa e aproveitou a oportunidade para tomar a dose de reforço contra a Covid-19. “A vacinação é importante em qualquer momento. E o Busão da Saúde aqui na festa amplia o acesso para que as pessoas tenham mais possibilidades de se vacinar. Às vezes não dá tempo devido à correria e encontrar aqui, nesse momento de lazer, é essencial. Aproveitei para colocar a vacinação em dia, pois a pandemia não acabou”, disse.

O bancário Pedro Henrique Leal, de 22 anos, também prestigiou o Arraiá na noite desta segunda e fez questão de tomar a dose de reforço contra a Covid-19, no Busão do Mais Saúde. “É indispensável que tomemos todas as doses oferecidas para nos proteger, principalmente para participar desses eventos. Não é porque nos vacinamos uma ou duas vezes que devemos relaxar e não dar continuidade. As mutações do vírus estão aí e devemos sempre reforçar a proteção”, completou.

A Semus informa que para se vacinar, basta comparecer ao Busão com documentos pessoais (RG, CPF), cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e cartão de vacina. Durante a ação, poderão se vacinar contra a Covid-19 o público com mais de 12 anos. A vacina da tríplice viral, por sua vez, será aplicada em trabalhadores da saúde e crianças de seis meses a quatro anos de idade.

Já a vacinação contra a gripe está disponível para a população acima de 60 anos, crianças de seis meses a quatro anos, trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas até 45 dias pós-parto, indígenas, professores, portadores de doenças crônicas, pessoas com deficiência permanente, trabalhadores do transporte coletivo, caminhoneiros, trabalhadores portuários, forças de segurança e funcionários do sistema prisional.