Vandalismo dificulta conservação de parques e praias da Capital

Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos

Autor: Juliana Matos | Publicado em 19 de abril de 2023 às 11:28

Pontos turísticos recebem limpeza e manutenção periódicas para atender famílias palmenses e turistas

Para manter o asseio de parques e praias, a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seisp) designa equipes fixas para limpeza e zeladoria de banheiros e áreas comuns. No entanto, há dificuldade na conservação de banheiros em função de vandalismo. Quem foi nesta quarta-feira, 19, ao Parque dos Povos Indígenas (PPI), por exemplo, bem cedinho, encontrou a auxiliar de serviços gerais (ASG) Margareth Barbosa realizando a limpeza dos banheiros. Na Praia da Graciosa, a ASG Eudox Barbosa também estava na limpeza dos banheiros a partir das 7 horas. 

A Seisp fornece ainda peças e mão de obra para manutenções periódicas, que vem sendo requeridas com maior frequência em razão de vandalismo. No último dia 12, por exemplo, foi realizada substituição de torneiras de inox de um dos banheiros masculinos da Praia da Graciosa.  Na manhã desta quarta-feira, 19, os funcionários que limpam a praia encontraram vazamento no banheiro em função da retirada das torneiras por vândalos. Um banco do mirante da Praia da Graciosa foi também retirado, com a fundação de concreto. Lixeiras também foram retiradas do suporte.

Parques e praias têm visita frequente de moradores de Palmas como de turistas. Por isso, são atendidos rotineiramente com limpeza dos banheiros, rastelo de folhas secas, aparagem de grama, reposição de sacos e esvaziamento de lixeiras públicas e manutenção de paisagismo. Segundo a Superintendência de Serviços Públicos, são atendidos diariamente o Parque Cesamar, o Parque dos Povos Indígenas, a Praia da Graciosa e a Praia das Arnos. Já Praia do Caju e Praia do Prata, em função do menor movimento, recebem a limpeza a cada dois dias. 

A Seisp não tem balanço de prejuízos anteriores, mas pede a colaboração de comerciantes locais e visitantes para que denunciem pelo 190 assim que avistarem vandalismos desta natureza imediatamente para que o flagrante auxilie na identificação dos responsáveis.