Vantagens do Patrocínio Cultural são apresentadas no I Seminário Palmas Faz Cultura

Fundação Cultural de Palmas

Autor: Samara Martins | Publicado em 19 de novembro de 2019 às 18:27

O evento reuniu agentes culturais, representantes de entidades de classe, gestores e empresários 


A economia criativa é uma ferramenta que além de gerar emprego e renda, promove o desenvolvimento e inclusão social, e é um excelente mecanismo de responsabilidade social e marketing para as empresas. Divulgar as vantagens desta modalidade de patrocínio, que pode ocorrer através de renúncia fiscal, é um dos objetivos da Fundação Cultural de Palmas, que promoveu nesta segunda-feira, 18, o ‘I Seminário Palmas Faz Cultura - cultura com incentivo, incentiva a dar o tom e a cor no mercado’.

  

O evento reuniu agentes culturais, representantes de entidades de classe, gestores e empresários com finalidade de conectar os três setores da economia – governo, empresas e sociedade civil, por meio de organizações sociais, produtores e artistas.

 

O presidente da Fundação Cultural, Giovanni Assis, ressaltou que a cultura movimenta um mercado que envolve produtos, serviços e profissionais que muitas vezes não são percebidos diante do resultado final. “É preciso lembrar que atrás de um show tem cenográfo, iluminador, som... Existe uma indústria por trás, e que trabalha para apresentar aquele resultado final que é visto no palco”, disse ao lembra que fomentar a cultura nem sempre necessita de retirar recursos do caixa, basta uma renúncia fiscal.

 

Segundo Assis, “a Fundação Cultural trabalha para ser o canal de intermediação dos fazedores de cultura com a sociedade civil, empresários e organizações financiadoras”.

 

Nesse sentido, o palestrante, especialista em responsabilidade social, Aeronssaytt Gomes Lima Oliveira, falou sobre as vantagens das empresas em investir em cultura. Para Aeronssaytt a “responsabilidade social empresarial impacta colaboradores, clientes e sociedade”, sendo que “o desenvolvimento de uma comunidade está intrinsicamente ligado a existência de uma política cultural sólida”.

 

Já a parte técnica, de como funciona o incentivo fiscal, foi apresentada pelo contador, representante do Conselho Regional de Contabilidade, Wisley Oliveira de Sousa que discorreu sobre ‘Desenvolvimento Regional/local e Incentivo Fiscal -  As regras contábeis para a Empresa aderir ao fisco / Oportunidades de Incentivo’.

 

Os presentes também puderam conferir os cases de patrocínio cultural de sucesso, com apresentação do produtor cultural João Vicente, da Cia de Dança Lamira. A Lamira já recebeu patrocínio cultural de grandes empresas, através dos quais percorreu diversas regiões o País apresentando seus espetáculos.

 

De acordo com Vicente, o patrocínio Cultural apresenta vantagens “culturais, econômicas e sociais. Associando credibilidade a marca, atingindo um público segmentado, além de promover experiências, dentre outras vantagens”.

 

Observatório Criativo de Palmas

 

 

O Seminário contou ainda com o lançamento do ‘Observatório Criativo de Palmas’. Patrocinado com recursos do programa municipal de incentivo à cultura, o ‘Observatório’ realizou um mapeamento dos empreendimentos geradores de bens e serviços criativos da Cidade, desde criadores, produtores, artesãos, músicos, atrizes/atores, compositores, ilustradores, fotógrafos, bailarinos, entre outros.

 

Através da pesquisa, os agentes culturais responderam questões sobre as características de seu empreendimento cultural e de sua atuação. Os dados estão disponíveis no site www.palmasparavoce.art.br e compõem a base da FCP, contribuindo para a elaboração de políticas públicas além de ser uma fonte de informações para a população.

 

No encerramento o público pode conferir apresentação do ‘Projeto Vereda’, desenvolvido através de parceria entre a Fundação Cultural de Palmas e a Secretaria Municipal de Educação no distrito de Taquaruçu. 

 

 

 

Edição: Lorena Karlla