Várias ações do Agosto Lilás ocorreram na Capital esta semana; neste sábado, 19, tem caminhada na JK

Secretaria Municipal de Políticas Sociais e Igualdade Racial

Autor: Lorena Karlla e Eliene Campelo | Publicado em 18 de agosto de 2023 às 10:09

Os Cras são os principais equipamentos que recebem as palestras e rodas de conversa

A Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) está realizando este mês uma série de atividades para conscientizar sobre a violência contra a mulher dentro da campanha Agosto Lilás. Durante toda a semana vários equipamentos da pasta receberam a mobilização que foca principalmente em orientar sobre as diversas formas de violência, e como buscar ajuda, e ainda sobre a desconstrução de estruturas machistas que causam o problema. Ações seguem até dia 29.

A programação segue neste sábado, 19, com caminhada e panfletagem na Avenida JK, realizada pelo Núcleo de Prevenção das Violências, Promoção da Saúde de Cultura de Paz (Nupav) - Rede de Proteção à Mulher em Situação de Violência, da Secretaria Municipal da Saúde (Semus), em parceria com a Sedes. A concentração será a partir das 8 horas, no primeiro estacionamento da Avenida JK, no trecho correspondente ao acesso à Rodovia BR-010, próximo à loja Encanel. A previsão é finalizar o percurso ao meio-dia, na rotatória do Quartel do Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins, no cruzamento entre a Avenida JK, sentido Paraíso, e a Avenida NS-3. 

 

Ação no sul da Capital

Nesta sexta, 18, o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Karajá I, no Jardim Aureny III, recebeu a ação do Agosto Lilás, com palestra, testes rápidos e maquiagem.

Ainda na região sul da Capital, o Cras de Taquaruçu teve uma mobilização com caminhada pelos principais pontos do distrito para distribuição de panfletos informativos sobre a campanha. 

A jovem Emily Yasmim Pereira, moradora de Taquaruçu, recebeu as informações sobre a Casa Abrigo da Mulher e o Centro de Referência da Mulher Flor de Lis por meio da equipe que fez a mobilização no distrito. “Infelizmente muitas mulheres sofrem violência e é muito bom saber que a Prefeitura conta com essa rede de apoio”, disse.

 

Semana movimentada 

Os assistidos pelo Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (Paefi), do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), os atendidos no Serviço de Medidas Socioeducativas, foram os primeiros a receber as orientações da campanha essa semana, durante programação realizada no Núcleo de Atendimento Integrado (Nai), na terça, 15. 

Na ocasião, a temática da campanha se voltou à desconstrução das figuras e papéis do masculino e feminino, e do machismo nas relações, em uma parceria do Grupo Gestor Multidisciplinar (GGEM) do Tribunal de Justiça do Estado Tocantins (TJ-TO), que levou a psicóloga e facilitadora do programa Despertar, do GGEM, Isabel Cristina, para proferir a palestra.

Já na quarta, 16, o Cras Kanela recebeu a ação, com atividades lideradas pela equipe do Centro de Referência da Mulher - Flor de Lis.

Na quinta, 17, foi a vez do Cras Karajá II (Santa Bárbara), receber a palestra com o tema:  ‘Viver sem violência é um direito das mulheres’.

A secretária-executiva de Assistência Social, Fernanda Pitaluga, acompanhou as ações e destacou: “somente com a conscientização conseguiremos reduzir os casos de violência”. 

 

Programação 

A programação do Agosto Lilás segue até dia 29, com rodas de conversas, panfletagem, palestra e caminhada, envolvendo os equipamentos da Sedes, como os Centros de Referência de Assistência Social (Cras), o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), parceiros e a comunidade em geral. 
 
Programação - Agosto Lilás

19 de agosto

9 horas - Caminhada e panfletagem na Avenida JK

De 21 a 25 de agosto

14 horas - Programação de acolhida com a comunidade em geral e encontro coletivo com grupo de mulheres 

23 de agosto 

9 horas - Palestra - ‘Viver sem violência é um direito das mulheres’, no Cras Javaé (Morada do Sol)

29 de agosto

8 horas - Palestra - ‘Viver sem violência é um direito das mulheres’, no Cras Xerente (Jardim Taquari)