Varredeira mecanizada ajuda na conservação e segurança das ruas de Palmas

Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos

Autor: Juliana Matos | Publicado em 27 de janeiro de 2023 às 07:10

Veículo possui vassouras laterais, centrais e aspirador que limpam meio-fio

Em Palmas, além da coleta de resíduos sólidos de porta em porta, o planejamento de limpeza e conservação urbana utiliza estratégias interessantes para manter avenidas mais limpas. A solução mais tecnológica é a varrição mecanizada. Trata-se de um caminhão que funciona como um grande aspirador. A varredeira mecânica possui vassouras laterais e centrais e um aspirador abaixo do chassi que limpam a sarjeta (lateral do meio-fio).

O veículo opera com sinaleiros ligados indicando operação em baixa velocidade (até 10 km/h, em média). Na prática, aspira apenas pó (areia e terra fina) e resíduos de menor tamanho e densidade, como folhas e detritos de pequeno volume ao longo da sarjeta. 

Segundo a Superintendência de Serviços Públicos, ela é empregada em toda a Capital. A frequência da varredeira eletrônica depende da via e da maior ou menor necessidade de uso. A Av. NS-04, por exemplo, chega a ser percorrida de duas a três vezes por semana. A NS-01, no trecho entre a LO-14 e LO-15, recebe a varredeira três vezes por semana. O resultado são estas e outras avenidas limpas.

“Para nosso planejamento é um recurso que otimiza o trabalho. A máquina não faz a raspagem de terra mas retira, por sucção, toda terra fina que seria um risco para um motociclista, por exemplo. Esse serviço de conservação e limpeza de avenidas é otimizado também com a palitação manual em que um agente de limpeza passa por calçadas e canteiros recolhendo resíduos maiores que não foram descartados corretamente em lixeiras”, explica o superintendente de Serviços Públicos, engenheiro ambiental Adão Maia.