Veja dicas para quem quer empreender em 2023

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Emprego

Autor: Malena Mota | Publicado em 05 de janeiro de 2023 às 08:15

Plano de negócios é fundamental para quem quer iniciar um negócio

Que Palmas é empreendedora, isso pode ser comprovado por mais de 11 mil negócios abertos somente no ano de 2022, e a Prefeitura, por meio da Casa do Empreendedor, vem contribuindo cada vez mais para otimizar e desburocratizar os tramites para àqueles que desejam iniciar a jornada de empreendedorismo.

“Plano de negócios é fundamental para quem quer iniciar ou expandir um negócio”, explica a superintendente de Inclusão Social e Produtiva da Secretária Municipal do Desenvolvimento Econômico e Emprego (Sedem), Flávia Donato. Segundo a técnica é nele que será possível verificar a efetividade do empreendimento. “Ele vai trazer a viabilidade do negócio, sempre olhando para o mercado, para a pessoa, infraestrutura, gestão financeira, ou seja, será o diário de bordo para saber se é a hora certa de empreender”, disse.

Flávia ressalta que o comércio é a área que mais cresce no Brasil, e em Palmas não é diferente, mas isso não determina onde se deve empreender, por isso, ela explica alguns cuidados que devem ser seguidos na hora de iniciar um negócio.

“A pesquisa de mercado é muito importante para que se possa avaliar os riscos, ou seja, olhar para o que realmente o mercado necessita. Outra coisa importantíssima é investir na capacitação, o conhecimento é um poderoso aliado do empreendedor”, destaca.

Com essa perspectiva a técnica enfatiza que a Casa do Empreendedor vem se consolidando como um ambiente propício para formalização de novos negócios, proporcionando o desenvolvimento econômico, com geração de emprego e renda na Capital, investindo em cursos e consultorias voltadas a atender este público. “Ano passado oferecemos diversos cursos na área de mídias sociais, atendimento, consultoria, entre outros, e este ano pretendemos reforçar as parcerias com as instituições e universidades para continuar e ampliar os serviços aos empreendedores.”

Casa do Empreendedor

A Casa do Empreendedor reúne, em um só lugar, uma série de serviços para otimizar os processos administrativos e burocráticos dos empreendedores que atuam na capital. São ofertadas, gratuitamente, atividades que auxiliam a emissão de notas fiscais, consulta de crédito, declaração de imposto de renda, cadastro de empresas em processo de formalização, dentre outros. Os micros e pequenos empreendedores também têm acesso ao apoio financeiro através dos créditos concedidos pelo Banco do Povo.

Serviços Oferecidos

Informações gerais sobre formalização, alteração e baixa de empresas

Orientações gerais sobre direitos e deveres do Microempreendedor Individual (MEI), Microempresa (ME) e Empresa de pequeno porte (EPP)

Atendimento ao MEI, sobre a Declaração Anual Simplificada

Orientação tributária sobre a nota fiscal

Atendimento ao MEI para cadastro e emissão do Certificado da Condição do Microempreendedor Individual (CCMEI)

Auxílio para emissão da nota fiscal eletrônica

Emissão do Documento de Arrecadação do Simples Nacional do MEI

Emissão do Alvará de localização e funcionamento do MEI

Consulta de débitos tributários municipais e execuções fiscais

Emissão de guias de recolhimento

Localização

A Casa do Empreendedor fica localizada na Quadra ACNE 1 (104 Norte), atrás da Avenida JK, próximo à sede da Prefeitura de Palmas. Os atendimentos funcionam de segunda a sexta-feira, das 13 às 19 horas.