Vem Enem, Cartão do Estudante e Estação 2.0 marcam celebração do Dia Internacional da Juventude

Fundação Municipal de Juventude de Palmas

Autor: Deni Rocha | Publicado em 12 de agosto de 2021 às 15:17

Programas buscam promover a educação e já beneficiaram milhares jovens da Capital em 2021

“O Vem Enem contribuiu muito para a reta final de estudos e para a prova do Enem, ensinando a entender como funcionava a prova, seus principais conteúdos e, principalmente, como administrar o tempo de prova”, declarou o estudante de engenharia ambiental da Universidade Federal do Tocantins (UFT), em Palmas, Caio Vinícius Chaves Marcolino, na semana que abre as comemorações do Dia Internacional da Juventude, celebrado dia 12 de agosto.

“É preciso ser resiliente, nunca desistir e aproveitar ao máximo os professores”, disse Caio Vinícius, que também conquistou o primeiro lugar no curso de odontologia, do Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos (ITPAC) de Porto Nacional.

O Vem Enem, oferecido pela Fundação da Infância e Juventude de Palmas (FIJP), é mais um dos programas que buscam apoiar a educação e conscientização dos jovens sobre a responsabilidade que assumem como representantes do futuro do planeta, um dos temas do Dia Internacional da Juventude.

Além do Vem Enem, também marca a data o incentivo promovido pelo Cartão do Estudante, que está finalizando o processo de seleção dos alunos que cursam ensino superior ou técnico em instituições públicas e particulares. Os beneficiados vão receber auxílio de vales-transportes durante todo ano de 2021.

Dia Internacional da Juventude

O Dia Internacional da Juventude foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1999, e tem o objetivo de celebrar o papel dos jovens para gerar mudanças e debater os desafios enfrentados pela juventude mundial. Em 2021, o Dia Internacional da Juventude tem como tema ‘Inovação Jovem para a saúde Humana e do Planeta’ e busca iniciativas para minimizar os problemas provenientes da pandemia global provocada pelo novo coronavírus, atuando em diferentes áreas, como saúde, primeiro emprego, educação e empreendedorismo, entre outros.

De acordo com o presidente da FIJP, João Pedro Claret, a instituição sempre foi pautada por políticas públicas para os jovens em várias frentes, trabalhando no combate ao uso de drogas, prevenção do suicídio, evasão escolar, além de promover cursos técnicos de empreendedorismo e especialização profissional. “Estamos saindo de um período de pandemia que afeta o mundo inteiro, mas com o avanço das vacinas, aos poucos, poderemos voltar às nossas atividades presenciais, com centenas de jovens”, disse Claret, lembrando que já foi iniciado o processo de reativação do programa Estação 2.0, que disponibilizará a princípio oficinas de panificação, produção de eventos, empreendedores em administração, dança e marketing pessoal.

Claret ressaltou ainda que as políticas públicas são ações da gestão como meio de solucionar problemas inerentes à juventude, promovendo a saúde e educação de qualidade, gerar empregos, além de fomentar a qualificação profissional.

População Jovem

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que Palmas, desde a criação até os dias atuais, sempre teve, na sua pirâmide demográfica, um percentual de jovens maior que as outras faixas etárias. Atualmente, com base na população estimada em 2020 e no último censo realizado em 2010, grande parte da população palmense é composta de jovens, público segundo a ONU formado por pessoas de 12 a 29 anos de idade.

Diante desses números, o gerente de Políticas Públicas da Juventude, Luiz Matheus Freitas Costa, reafirma o dever de criar políticas públicas para a juventude, a fim de minimizar os problemas causados pela pandemia, e também pela criminalidade, desemprego, álcool e drogas. “As maiores esperanças para um mundo melhor estão depositadas nos jovens e por essa razão devemos trabalhar para que eles sejam capacitados, dia a dia, para promover a diferença”, disse, destacando que durante o ano milhares de jovens são beneficiados com os programas da Fundação da Juventude.