Vencedores do concurso '30 anos do Sertões' e das Olimpíadas do Conhecimento recebem premiação

Secretaria Municipal da Educação

Autor: Redação Semed/ Edição: Lorena Karlla | Publicado em 04 de setembro de 2022 às 07:29

O Rally Internacional da Educação faz parte da programação da passagem dos competidores na Capital e teve mais de 200 alunos participantes

Os alunos da rede municipal de ensino da Capital participaram de um concurso cultural sobre uma das maiores competições das Américas, o Rally Internacional dos Sertões. Com o tema '30 anos do Sertões – Uma aventura pelo Brasil', alunos do 4° ao 9° ano do ensino fundamental retrataram, por meio de desenhos e redações, como enxergam a passagem do Sertões pelo País. A atividade, chamada de Rally Internacional da Educação, premiou neste sábado, 3, os melhores trabalhos elaborados pelos alunos.

As premiações foram para o concurso cultural de desenhos e redações e também nas Olimpíadas do Conhecimento que comtemplava uma competição de carrinhos movidos a bexiga e carrinhos movidos a força elástica, além de uma gincana quiz para testar os conhecimentos da garotada sobre a temática do rally. Ao todo, foram mais de 200 alunos participantes com novos conhecimentos adquiridos.

Na categoria Desenho I, a vencedora foi Ana Clara Silva, 10 anos, aluna do 5º ano da Escola Municipal de Tempo Integral (ETI) Luiz Rodrigues Monteiro; na categoria Desenho II, a vencedora foi Maria Clara Costa de Souza, 14 anos, aluna do 9º ano da Escola Municipal Maria Júlia Soares. Já na categoria Redação I, o primeiro lugar ficou para Ana Beatriz de Oliveira, 10 anos, aluna do 5º ano da ETI Luiz Rodrigues Monteiro; na categoria Redação II, quem venceu a competição foi Estefany Rodrigues, 15 anos, aluna do 9º ano, da Escola Municipal Maria Júlia.

As ganhadoras do concurso foram todas premiadas com troféus, medalhas e um 'kit sertões' contendo miniaturas de carros com a logo do rally, entre outros itens.

A categoria Quadriciclo I das Olimpíadas do Conhecimento teve a equipe da ETI Anísio Teixeira como a grande vencedora. Os premiados dessa categoria receberam R$ 250,00 para o professor responsável, um kit de montar para cada estudante, troféu, medalhas e certificados para todos os participantes.

Para a categoria UTV I, que teve também como vencedora a equipe da ETI Anísio Teixeira, foram pagos R$ 500,00 para o professor responsável e R$ 100,00 para cada integrante da equipe, além de troféu, medalhas e certificados para todos os participantes. Os vencedores de cada modalidade das categorias também receberam um 'kit sertões'.

“Desenhar é o que mais gosto de fazer e para compor meu desenho eu me inspirei nas paisagens do nosso Cerrado como as serras e sol”, disse Maria Clara.

Quem acompanhou toda a premiação foi o pai da aluna, Raimundo Nonato Pereira, que fez questão de mostrar todo o orgulho quem tem da filha. “Desde pequeninha ela sempre gostou de desenhar, lá em casa, não tem caderno que dê conta, tanto que ela diz que quer fazer faculdade de desenho”, contou.

Rally

Neste domingo, 4, os competidores da 30ª edição do Rally dos Sertões iniciaram a 8ª Etapa da competição, Palmas a Mateiros (TO).  O rally, que reúne automóveis e motos, teve início no dia 26 de agosto e segue até o dia 10 de setembro, com um roteiro que cruza as cinco regiões do Brasil, em homenagem ao Bicentenário da Independência, com um percurso total de 7.202 km. A largada ocorreu em Foz do Iguaçu (PR) e a chegada será em Salinópolis (PA), cruzando oito estados brasileiros - Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Tocantins, Piauí, Maranhão e Pará. Entre competidores, organizadores, imprensa, convidados e apoio, são aproximadamente 2.000 pessoas envolvidas, o que causa um grande impacto nas cidades por onde passa.