Vencedores do concurso promovido pela Central Estadual de Transplantes recebem premiação

Secretaria Municipal da Educação

Autor: Redação Semed | Publicado em 08 de dezembro de 2022 às 17:23

Competição abordou o tema ‘Doação de órgãos: a vida pode continuar’

Os três primeiros colocados de cada categoria, além de terem seus trabalhos utilizados nas campanhas da Cetto, receberam presentes, medalhas e certificados de participação. O concurso teve como objetivo levar informações e orientações à comunidade escolar, sobre a importância da doação de órgãos e tecidos, contribuindo para a formação de cidadãos conscientes de suas ações solidárias e cooperativas, por meio da difusão do conhecimento.

Campeões

Com a frase ‘Doar órgãos é dar uma chance de vida ao próximo. Seja um doador!’ Renick Pereira Xavier, aluno do 9º ano, da Escola Municipal de Tempo (ETI) Caroline Campelo, conquistou o primeiro lugar da categoria. Em segundo lugar ficou Carlos Daniel Pereira, também da ETI Caroline Campelo que criou a frase “Felizes são aqueles que recebem uma nova oportunidade de vida. Seja um doador!” e em terceiro lugar ficou Nikolas Mark, aluno do Colégio Estadual Duque de Caxias de Taquaruçu com a frase “O poder da vida está dentro de você”.

Vencedor da categoria desenho, Miguel de Vasconcelos Pereira, 13 anos, aluno do 7 º ano do Colégio Estadual Vila União conta que a ideia de produzir seu desenho surgiu a partir de um vídeo que assistiu sobre consertos de relógios, cujas peças com defeito eram reaproveitadas e faziam outros relógios funcionarem normalmente. “A partir desse vídeo fiz meu desenho que mostra um coração morto, mas com algumas peças ainda funcionando, essas peças foram retiradas e utilizadas em outro coração, dando vida a ele”, disse, acrescentado que ficou honrado em participar do concurso e ter seu trabalho divulgado nas campanhas da Cetto.

O segundo colocado na categoria foi Luann Franklin M. da Silva de Jesus, do Colégio Estadual Vila União e a terceira colocada foi a aluna do Colégio Estadual Duque de Caxias de Taquaruçu, Maria Eduarda Porto de Lima.

Doador

Presente no evento, Alice Sarah Freitas Alencar, mãe da pequena Aurora Maria, de apenas três anos, que morreu há 23 dias, falou sobre a importância de ser doador de órgãos. Ela contou sobre a experiência vivida e sobre como a filha pôde ajudar outras crianças. “Minha filha foi instrumento de vida para outras crianças e isso me conforta muito, porque é como se ela ainda estivesse viva. A doação de órgãos, tanto para quem doa, quanto para quem recebe, é sinal de vida, de amor e de cuidado ao próximo”, afirmou.