Vencedores do melhor filme de 2019 recebem o troféu ‘Zoiúdo’ Você na Tela de Cinema, nesta sexta, 25

Fundação Cultural de Palmas

Autor: Samara Martins | Publicado em 25 de outubro de 2019 às 09:15

IV Você na Tela será encerrado em cerimônia de premiação no Theatro Fernanda Montenegro

As mais jovens promessas do audiovisual tocantinense serão conhecidas nesta sexta-feira, 25, na cerimônia de premiação do IV Festival de Cinema Estudantil Você na Tela, no Theatro Fernanda Montenegro, no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho. O evento, promovido pela Fundação Cultural de Palmas e parceiros, acontece às 19h30 em uma festa de gala nos moldes dos grandes festivais de cinema no Brasil e no Mundo.

O Você na Tela premia com o troféu ‘Zoiúdo’ 11 categorias de avaliação divididas nas mostras Pequeno Cineasta, Jovem Realizador, Mostra Brasil na Tela e Mostra Universitária. Este ano 60 filmes concorrem ao troféu. Além de troféu, o melhor filme recebe o ‘Prêmio das Produtoras”, uma releitura profissional, isto é uma refilmagem realizada em conjunto entre a equipe vencedora e produtoras de cinema profissional.

O curta ganhador de 2019, ‘A Lenda do Urso da Raposa da Serra do Sol’, realizado por alunos da Escola de Tempo Integral Luiz Nunes de Oliveira, já começou a ser reproduzido na versão profissional. Já o ganhador de 2017, ‘Menina Bonita de Trança’, de alunos da ETI Beatriz Rodrigues, foi refilmado e está sendo exibido nos circuitos de festivais nacionais e internacionais.

Como ocorre nos grandes festivais de cinema, a cerimônia de premiação será em uma noite de gala para os jovens cineastas, com apresentações musicais, prêmios e homenagens. O evento será apresentado pelos jovens atores Aline Diniz e Tales Rodrigues.

“A noite de premiação do Você na Tela é o fechamento de três intensos dias, onde respiramos a 7ª Arte, com o objetivo maior de possibilitar que crianças, adolescentes e jovens possam ter suas vidas transformadas pelo cinema, quando se tornam produtores, atores, diretores. Dessa maneira, a Prefeitura Municipal de Palmas, por meio da Fundação Cultural, está contribuindo para a formação de uma nova geração de fazedores de cinema, que olham o mundo com um novo olhar e possam contribuir de maneira mais qualitativa com o seu futuro”, ressalta o presidente da FCP, Giovanni Assis.

Nesta edição a festa também contará com momentos de homenagem àqueles que fizeram parte da comunicação no Tocantins.  O Jornalista Tião Pinheiro receberá a 1ª edição do prêmio ‘Tião Pinheiro’, criado para homenagear os jornalistas que contribuem e contribuíram para a divulgação da cultura na região.  Já o repórter cinegrafista Sidney Madalena receberá o ‘Troféu Você na Tela de Cinema’, pelo seu pioneirismo na documentação audiovisual no Estado.

O Você na Tela é uma realização da Fundação Cultural de Palmas em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Fundação Escola de Saúde Pública, Núcleo de Produção Digital Isabel Auler da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Spatium Produtora e recursos da emenda parlamentar nº 20190034, destinada pelo vereador Gerson Alves.

- 19h: abertura

- Falas de abertura;

- Homenagens;

- Apresentações musicais (Coral e Banda Mirim da Guarda Metropolitana de Palmas);

- Premiações;

- Encerramento com o Coral Municipal apresentando músicas de cinema.

Edição: Iara Cruz