Vendas durante eventos oficiais de Palmas, no Natal e Réveillon, movimentam mais de R$ 1 milhão no fim do ano

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Emprego

Autor: Juliana Matos | Publicado em 03 de janeiro de 2020 às 15:18

Estimativa compreende toda comercialização de alimentos em estrutura autorizada pela Prefeitura de Palmas na Vila de Natal e no Réveillon

As festas de fim de ano oficiais da Capital movimentaram mais de R$ 1,3 milhão. Esse é o balanço de vendas dos comércios autorizados pela Prefeitura de Palmas nas vilas gastronômicas da Vila de Natal, no Parque Cesamar, e do Réveillon 2020, na Praia da Graciosa.

Somente a estrutura de comércio de alimentos da Vila do Natal Cidade Encantada 2019 movimentou, segundo a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Emprego (Sedem), R$ 1.050,000,00 em 32 dias de atendimento ao público.

Enquanto a vila gastronômica do Réveillon 2020, que funcionou apenas na virada, movimentou nas vendas dos estandes e em estrutura ambulante R$ 294.510.00. Estes valores representam compras executadas nos comércios autorizados pela Prefeitura de Palmas nos eventos oficiais de fim de ano.

Conforme divulgado pelos processos de seleção, foram contemplados 15 comerciantes ambulantes para atendimento na vila gastronômica do Parque Cesamar e outros 20 na vila do Réveillon na Praia da Graciosa. Para participar, os selecionados tiveram que atender a requisitos da Vigilância Sanitária Municipal e da Sedem para atuação nos eventos. Outra exigência é a prática de preços fixos acessíveis.

“Para gente que é comerciante participar de eventos assim é uma ótima oportunidade, mesmo porque é quando a gente consegue aumentar as vendas e daí tirar mais capital de giro para começar o ano”, explica a presidente da Associação dos Microempreendores do Parque Cesamar, Cristiane Lima Pinheiro.

A avaliação dos negócios em eventos temáticos também é muito positiva por parte da Prefeitura de Palmas. “São eventos assim que estimulam muito os pequenos negócios da cidade. Atendem muito bem o grande público com variedade e bons preços. Por isso mesmo há sempre um interesse muito grande do pequeno empreendedor de Palmas em participar de nossos eventos oficiais porque trazem muitos bons resultados em vendas”, explicou o superintendente de Indústria, Comércio e Serviços da Sedem, Raimundo Cavalcante Júnior.

Demais comércios

O clima de festas de fim de ano também favoreceu bons resultados em todo comércio local. Como divulgado pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Palmas, o comércio de Palmas finalizou o ano de 2019 com crescimento de 10,4% nas vendas do mês de dezembro.

O levantamento da CDL Palmas aponta que 2019 foi o melhor em quantidade de vendas para as lojas palmenses dos últimos três anos. De 2017 para 2018, o acréscimo foi de 0,3%; já de 2018 para 2019 o aumento foi de 20,4%.

Edição: Lorena Karlla