Vice-almirante Wladmilson Borges do 7° Distrito Naval participa da celebração de aniversário da ETI Almirante Tamandaré

Secretaria Municipal da Educação

Autor: Redação Semed | Publicado em 28 de junho de 2019 às 18:31

Momento cívico da ETI Almirante Tamandaré foi marcado por retrospectiva dos dois anos de existência da unidade educacional

As comemorações do aniversário de dois anos da Escola de Tempo Integral (ETI) Almirante Tamandaré, comemorado na última quinta-feira, 27, iniciou com o momento cívico, composto por hasteamento da bandeira, execução do hino nacional e apresentação da fanfarra.

O evento foi prestigiado pelo chefe do Estado Maior, vice-almirante Wladmilson Borges de Aguiar, comandante do 7° Distrito Naval; pelo capitão de Fragata Cláudio Alberto Teixeira e pelos secretários municipais de Desenvolvimento Social, Valquíria Moreira e da Educação Higor Sousa, que representou a prefeita Cinthia Ribeiro.

Em suas considerações o vice-almirante considerou que a ETI é um ganho pra Palmas. “Na condição de comandante do 7º Distrito Naval sinto satisfação em participar desse projeto que é a ETI Almirante Tamandaré. A escola é fundamental na formação dessas crianças”, avaliou Wladmilson.

O vice-almirante ministrou uma palestra sobre o papel da Marinha do Brasil, sua história, conquistas e as formas de ingresso na corporação. A explanação do comandante foi recebida co entusiasmo pelos estudantes, que quiseram se inteirar sobre a instituição que é modelo para a unidade educacional em que estudam. Ao final, o grupo Tamandalata fez uma apresentação. Os instrumentos da banda são confeccionados a partir de materiais reaproveitáveis.

A diretora da ETI Idelma Bastos falou sobre sua experiência em administrar a unidade educacional. “É muita responsabilidade cuidar de uma escola tão grande, principalmente por ser modelo para outros Estados. O amor pela educação nos move, e este aniversário significa uma vitória para todos nós que fazemos parte da Educação de Palmas, onde a gestão prioriza a qualidade no ensino”, concluiu.

Bastos falou ainda do trabalho social que a escola irá promover durante as férias escolares, no mês de julho. “Junto ao Desenvolvimento Social, iremos doar para a comunidade carente, frutas, verduras que são produzidas aqui e com certeza, farão a diferença na mesa de quem precisa”, finalizou.

Sobre a Escola

A ETI Almirante tem 9.688,99 metros quadrados de área construída em um terreno de 13.007,56 metros quadrados. Um dos diferenciais mais relevantes é a instalação de um sistema de captação de água para aproveitamento de água pluvial, que é utilizada na limpeza e irrigação do paisagismo. A Escola conta também com projeto de energia solar, que será usada no funcionamento de toda a unidade.

Parceria com a Soamar

A unidade educacional é administrada em parceria com a Sociedade Amigos da Marinha (Soamar) presidida por Valquíria Rezende, e tem por objetivo promover uma educação de qualidade social, ética e cultural para a formação integral dos seus alunos.

A parceria tem como meta levar crianças e jovens à descoberta de suas potencialidades, qualificação para o trabalho e prepará-los para a vida como cidadãos atuantes, educados conforme os valores, costumes e tradições em que a Marinha do Brasil se espelha.

As atividades educacionais da unidade envolvem esporte, cultura, saúde, protagonismo, cidadania e integração comunitária a fim de proporcionar melhoria do desempenho escolar. A ampliação do tempo escolar e a inclusão de novas disciplinas contribuirão para o desenvolvimento dos alunos e possibilitam ampliação qualitativa do seu aprendizado.

A estrutura curricular da ETI contempla, além do currículo básico, aulas de teatro, dança, artes marciais, informática, esportes, linguagens, instrução de prática marinheira e atividades voltadas ao empreendedorismo, como cursos de panificação, silk screen, corte e costura, entre outros.