Vice-prefeita de Igarassu em Pernambuco conhece sistema educacional integral de Palmas

Secretaria Municipal da Educação

Autor: Redação Semed | Publicado em 07 de fevereiro de 2019 às 15:23

Gestora pernambucana foi recepcionada pela secretária executiva da Secretaria Municipal da Educação

Referência e modelo de estrutura, qualidade e desempenho educacional, o sistema implantado em Palmas tem atraído diversos gestores de cidades brasileiras. E foi em busca desses modelos de referência que a vice-prefeita de Igarassu em Pernambuco, Elcione Ramos Barbosa, veio a Capital para conhecer umas das escolas de tempo integral da rede municipal, a Escola Municipal de Tempo Integral (ETI) Almirante Tamandaré, localizada na quadra Arse 132.

Na manhã desta quinta-feira, 07, a gestora pernambucana foi recepcionada pela secretária executiva da Secretaria Municipal da Educação (Semed), professora Berenice Feitosa da Costa Aires e pela gestora da ETI Idelma Bastos, que apresentaram à vice-prefeita toda a infraestrutura da escola e seus espaços, mostrando a rotina diária da unidade escolar.

Dentre os espaços visitados estão: as salas de aula, os laboratórios de idiomas, ciências e de informática, o ateliê de confecção dos uniformes para eventos, desfiles cívicos e apresentações culturais, o bloco esportivo, os tanques de bagfish, onde são criados peixes e o espaço para produção de hortaliças, frutas e tubérculos usados na alimentação escolar.

A vice-prefeita Elcione disse ter despertado sua curiosidade de conhecer o ensino da Capital, depois de ver pelas redes sociais vídeos sobre a educação municipal. “Meu instagram é muito convertido para as coisas boas, principalmente para a área da educação, e aí me chamou atenção porque eu vi que era uma escola altamente sustentável”, contou.

Ainda de acordo com a visitante, há em sua cidade o foco na sustentabilidade, “lá a gente trabalha também com objetivos de desenvolvimento sustentáveis”. Diante da afinidade, a gestora conta que decidiu conhecer o exemplo palmense, “me coloquei à disposição de vir conhecer e levar essa novidade dessa escola maravilhosa, que só pelo que conheci e vi aqui, quero parabenizar a gestão, a prefeita, a gestão da escola e a secretaria pela visão da educação, pelo que vocês oferecendo ao cidadão aqui de Palmas”, afirmou.

A gestora afirmou que veio a Capital na expectativa de fazer um intercâmbio com a educação. “Nossa expectativa é a de implantar no nosso município uma escola de tempo integral, nós temos uma lá de pequeno porte que foi reconstruída e queremos um modelo diferente, e quando vimos essa escola através do vídeo, me interessou muito, interessou ao prefeito da cidade, e eu como professora que sou, vim vê e estou diante de um sonho. Não só de um gestor, mas de todo educador/professor que quer dá sempre o melhor para sua comunidade, seu aluno, trazer novas perspectivas, ajudar a sonhar cada vez mais, porque o caminho eu não tenho dúvidas, é a educação”.

Em nome da prefeita Cinthia Ribeiro, a secretária executiva da Secretaria Municipal da Educação (Semed), Berenice Feitosa da Costa Aires, agradeceu a visita da gestora pernambucana. “É uma honra recebê-la em nossa cidade e queremos colocar nossa rede à sua disposição naquilo que pudermos colaborar e contribuir com o seu município. Estou chegando agora na rede, mas conheço todas as experiências significativas da educação a partir das pesquisas e tenho muito orgulho das práticas desenvolvidas na nossa rede municipal, bem como da preocupação da prefeita Cinthia em lutar para oferecer uma educação de qualidade e com equidade para todos”, ressaltou.

A cidade de Igarassu que está situada na Região Metropolitana do Recife, a 27 km da Capital pernambucana, possui cerca de 130 mil habitantes. A rede municipal de ensino da cidade conta com 48 unidades educacionais e atende cerca de 14 mil alunos do infantil ao fundamental.

Edição e postagem: Lorena Karlla