Vídeo Arte da Cia. Contágius de Dança – ‘Homem de Uma Alma Só’ está disponível no portal Curta Palmas

Fundação Cultural de Palmas

Autor: Redação FCP/ Edição: Lorena Karlla | Publicado em 01 de dezembro de 2021 às 18:20

O vídeo é resultado de uma parceria entre a Cia. Contágius de Dança e a Fundação Cultural de Palmas, com patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic)

O público de Palmas já pode conferir o vídeo arte ‘Homem de Uma Alma Só’, no portal www.curtapalmas.com. O vídeo, em comemoração aos 30 anos da Cia. Contágius de Dança é resultado de parceria entre a Associação Contágius – Dança e curso de formação de atores e plateia do Centro de Ensino e Treinamento Artístico (Ceta) da Fundação Cultural de Palmas (FCP). A obra também possui patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic) da FCP. A obra foi lançada na terça-feira, 30, no Cine Cultura, em evento restrito a convidados.

Em ‘O Homem de Uma Alma Só', a Cia. Contágius de Dança retoma as atividades artísticas, pós - pandemia, em um trabalho de homenagem in memorium, ao poeta José Gomes Sobrinho. A execução do projeto foi concebida em parceria o curso de formação de atores e plateia do Ceta, através de duas oficinas ministradas para os alunos, que se tornaram o elenco do trabalho, uma de composição coreográfica, da coreógrafa e professora de dança Meire Maria e outra de vídeo dança, com o coreógrafo e professor de dança Fernando Faleiro.

Os alunos integram o curso, ministrado pelo diretor e professor Cícero Belém, ao longo de dois meses e meio, realizaram um intenso trabalho de consciência corporal, estudo, pesquisa e criação coletiva para dar vida às inquietações inspiradas pela obra “Fio de Prumo” de José Gomes Sobrinho que foi lançada em 2003.

Idealizadora, Meire Maria falou sobre o desafio de preparar pessoas que nunca haviam dançado profissionalmente antes do projeto. “Foi um trabalho desafiador, mas que me proporcionou um reencontro com os primeiros momentos da história de Palmas e da companhia, onde trabalhava com alunos que ingressavam no mundo da dança, naquele momento e, que hoje são profissionais incríveis atuando mundo a fora”, ressalta a coreógrafa Meire Maria.

O ator e professor Cícero Belém relembra que a coreógrafa Meire Maria tem toda uma caminhada junto à história do Espaço Cultural, por ter sido a primeira professora de dança do Centro de Criatividade (Atualmente Ceta), que acabou de comemorar 25 anos. “O vídeo arte é também um reencontro entre Meire Maria e sua companhia de dança naquele espaço. Nesses trinta anos de trabalho, Meire presta uma contribuição imensurável ao fazer artístico do Estado”.

Para Aldenes Lima, uma das alunas que participou do trabalho, a proposta foi inquietante, mas garante sair com outra concepção corporal. “Foi uma honra sem tamanho, estrear no mundo das artes, em uma homenagem ao seu José Gomes, com quem tive a felicidade de conviver na época do O Jornal, sob a direção da Meire Maria é fantástico”, esclarece emocionada.

Homem de Uma Alma só

‘Homem de Uma Alma Só' traz em seu enredo uma homenagem ao poeta e fundador da Cia. Contágius de Dança, José Gomes Sobrinho. No decorrer do vídeo arte os estudantes de teatro recitam trechos do livro ‘Fio de Prumo’. O enredo também promove a visão de cada um sobre o todo, situações em que vivemos hoje, em um mundo individualizado. Sobre a homenagem, a viúva do saudoso Zé Gomes, Gilda Gomes, relembra a relação do poeta com a Cia. e a coreógrafa: “Me sinto lisonjeada, e Meire vem provar o que eu acredito, ele não morreu, ele continua vivo na memória dos que o conheceram”.

Cia. Contágius de Dança

A Cia. Contágius de Dança completa 30 anos de existência e inúmeras produções culturais e artísticas. Consolidou sua carreira, tornando-se uma das maiores referências da dança da cultura tocantinense, com vários espetáculos e produções culturais premiadas, além da formação de alunos e profissionais da área.

Meire Maria Monteiro

Meire Maria Monteiro é coreógrafa, professora, pesquisadora e ativista cultural. Em 1990, estabeleceu-se como pioneira em Palmas, onde iniciou seus trabalhos e apresentações como bailarina e coreógrafa, ocuparam cargos públicos referentes à cultura e fundou algumas escolas de dança, como: Escola de Dança da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), Escola de Dança do Centro de Criatividade do Espaço Cultural José Gomes Sobrinho, Núcleo Estadual Avançado de Dança (Nadança), bem como, a sua própria escola e a Cia. Contágius de Dança e Teatro. Atualmente é representante da Cadeira de Dança e Presidente do CPC/TO (Conselho de Políticas Públicas do Estado do Tocantins).

José Gomes Sobrinho

José Gomes foi poeta, escritor e musicólogo, membro imortal das Academias Palmense e Tocantinense de Letras. Foi também fundador da Associação Contágius – Cia. de Dança e Teatro, e, Presidente do Fórum Nacional de Conselheiros Estaduais de Cultura e do Conselho de Políticas Culturais do Estado do TO.

Serviços:

Para assistir: www.curtapalmas.com

Ficha Técnica:
Direção Geral: Meire Maria Monteiro
Direção de Vídeo: Fernando Faleiro
Produção Executiva: Regina Reis e Elyane Monteiro
Répétiteur chorégraphique: Dênnis Rodrigues
Cinegrafista: Paulo Costa
Fotógrafas: Lísia Fernanda e Gabi Gramont
Assistente de Produção: Ana Beatriz Vasconcelos
Bailarinos Convidados: Dênis Rodrigues e Émerson Gama
Elenco: Aldenes Lima, Gustavo Formiga, Isabella Resende Araújo, Luara Nogueira Barbosa, Marlon Fernandes, Pedro Henrique Gomes Barbosa, Renato Augusto Fontanelli, Vitória Benati e Wiliane da Silva Pinto