Vídeo do Nupav da Prefeitura de Palmas mostra como acionar a Rede de Proteção à Mulheres vítimas de violência

Secretaria Municipal da Saúde

Autor: Redação Semus | Publicado em 01 de abril de 2022 às 15:35

Apresentação da película ocorreu na manhã desta sexta-feira, 1º, no auditório da Defensoria Pública do Tocantins

Para ajudar na divulgação sobre os serviços disponíveis às mulheres vítimas de violências e informar a importância e o funcionamento da Rede de Atenção e Proteção, foi apresentado na manhã desta sexta-feira, 1º, no Auditório da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO), o vídeo com tema 'A Rede de Proteção no Combate à Violência Contra a Mulher'. Acesse o vídeo aqui. 

Com duração de quase quatro minutos, a produção audiovisual foi idealizada pelos membros do Núcleo de Vigilância e Prevenção de Violências e Acidentes, Promoção da Saúde e Cultura de Paz (Nupav Mulher) da Secretaria Municipal da Saúde de Palmas (Semus) e produzido pela Prefeitura de Palmas/Secretaria Municipal da Comunicação (Secom). O objetivo da película, que será amplamente divulgada, é compartilhar as informações sobre o funcionamento da rede de apoio às mulheres, com enfoque também na necessidade de falar sobre a violência doméstica em vários espaços abertos e sobre o direito das mulheres a uma vida com segurança e liberdade. 

Durante o lançamento, o secretário da saúde de Palmas, Thiago Marconi, frisou que gestão municipal busca constantemente ampliar suas atribuições, pois além de garantir a saúde das mulheres, busca, junto com seus parceiros, prevenir as violências praticadas contra elas. “O vídeo lançado hoje representa essa busca. A duração dele é curta, mas o trabalho até chegar ao resultado final foi árduo e teve a participação ativa de todos os membros do Nupav”, assinalou, acrescentando que para a saúde o impacto das violências praticadas contra mulheres. “Os custos são imensuráveis e as consequências vão da perda de vidas humanas ao desenvolvimento de sequelas permanentes ou não”, disse Marconi. 

Rede Institucional

Representando a prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, a secretária de Desenvolvimento Social de Palmas (Sedes), Patrícia Amaral, destacou a rede institucional, prevista na Política Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, que é composta por diferentes serviços, órgãos, equipamentos públicos, que ofertam atendimento em diferentes áreas. 

Segundo ela, são serviços especializados como os Centros de Referências da Mulher, os serviços de saúde voltados para o atendimento aos casos de violência sexual e doméstica, as Casas Abrigos, os Núcleos da Mulher nas Defensorias Públicas, os Juizados de Violência Doméstica, as Delegacias Especializadas, entre outros. “Os serviços estão de portas abertas para as mulheres em situação de violência”, pontuou, reforçando que a rede precisa funcionar adequadamente, com cada ente cumprindo seu papel, garantindo atendimento para evitar, sobretudo, o ápice dessa violência, que é o feminicídio. 

A coordenadora do Nupav, a assistente social Leyssane Marta Aires, por sua vez, reforçou que a rede de proteção é fundamental para que a mulher encontre suporte para romper com o ciclo da violência. Leyssane destacou que a rede do Nupav oferece apoio às mulheres com atuação direta nas comunidades e também no controle social para que as políticas públicas aconteçam. “Atuamos na perspectiva da prevenção da violência e no acolhimento dessas mulheres”, descreveu a coordenadora.

A solenidade contou com a palestra 'Mulher, Poder e Subjetividade', apresentada por Roth Souza, psicoterapeuta, palestrante e escritor. Souza falou sobre o sentimento de desvalorização que grande parte das mulheres sentem devido a vários fatores, dentre eles mudanças comportamentais e sociais que vêm ocorrendo no último século e que ainda estão em curso na sociedade. “Muitas mulheres trabalham fora de casa, cuidam dos negócios, são donas de casa, cuidam da família, administram a vida social e na correria para atender a essas demandas acabam esquecendo de si mesmas”, pontuou.

Sinan

Em 2021, somente em Palmas - capital do Tocantins, 1.087 ocorrências foram registradas no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan-Net). Deste total, 837 vítimas foram mulheres, um percentual de 77% das notificações. De acordo com os órgãos de proteção à mulher, a falta de informação e o medo de estar sozinha estão entre as principais dificuldades para que as mulheres vítimas de violência não busquem ajuda. 

Nupav Mulher

Compõem o Nupav Mulher: Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (DEAM), Guarda Metropolitana de Palmas, Ministério Público do Estado do Tocantins, Polícia Militar (PM), Corpo de Bombeiros, Secretaria Estadual da Cidadania e Justiça (Seciju), Secretaria Estadual de Saúde (SES-TO), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/TO), Associação Brasileira de Mulheres de Carreira Jurídica (ABMCJ/TO), Defensoria Pública do Estado do Tocantins , Universidade Federal do Tocantins (UFT), Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedes), Secretaria Municipal de Educação (Semed), Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins, Secretaria de Segurança Pública do Tocantins (SSP), Coordenação Distrital de Saúde Indígena Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs), Hospital Geral de Palmas, Hospital e Maternidade Dona Regina,  Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM); Câmara  Municipal de Vereadores de Palmas (Comissão da Mulher), dentre outras instituições no âmbito estadual e municipal.