Vigias de unidades educacionais participam de formação com foco na segurança escolar

Secretaria Municipal da Educação

Autor: Semed Palmas | Publicado em 19 de abril de 2023 às 12:26

Capacitação é destinada para profissionais que atuam nos Cmeis e escolas do município

Buscando garantir mais tranquilidade e segurança para alunos, professores e servidores da rede municipal de ensino, a Secretaria Municipal da Educação (Semed), promove nesta sexta-feira, 20, uma formação destinada aos profissionais que atuam como vigias nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) e escolas públicas do município. A capacitação será realizada no auditório da Escola de Tempo Integral (ETI) Padre Josimo Tavares, localizada na ACSU – NO 40 (antiga 301 Norte), a partir das 8 horas.

Durante a formação 'Segurança no ambiente escolar' ministrada por agentes de segurança pública da Guarda Metropolitana de Palmas (GPM), cerca de 250 profissionais que atuam como vigias receberão instruções sobre como agir no local de trabalho. Entre os principais assuntos abordados durante a capacitação estão: postura profissional; defesa pessoal que engloba postura, posicionamento e técnicas de luta para defesa pessoal; técnicas operacionais em vigilância de portaria, abordando noções básicas de defesa em situações emergências inesperadas como pânico coletivo, possível ataque, dentre outros.

Segundo a secretária municipal da Educação, professora Fátima Sena, a capacitação dos profissionais se mostrou ainda mais necessária, após os boatos sobre possíveis ataques em escolas nos últimos dias. “A segurança no ambiente escolar é fundamental para o bem-estar dos nossos alunos, para a tranquilidade dos pais e responsáveis e para o sucesso da aprendizagem dos educandos”, destacou, afirmando que a Semed está cuidando para que os fatores externos não interfiram nas atividades escolares da rede municipal.