Vigilância Sanitária alerta para os cuidados contra infecção causada pela salmonella

Secretaria Municipal da Saúde

Autor: Redação e edição Semus | Publicado em 23 de dezembro de 2021 às 14:11

Bactéria é uma das principais causadoras de intoxicação alimentar

A Vigilância Sanitária (Visa) de Palmas orienta a população quanto ao consumo de alimentos crus ou mal cozidos. De acordo com a área técnica da pasta, o cuidado é necessário para evitar a contaminação por salmonella, uma bactéria da família das Enterobacteriaceae que causa intoxicação alimentar e em casos raros, pode provocar graves infecções e até mesmo a morte.

A coordenadora de Produtos e Serviços de Alimentos da Visa, Suely Quixabeira, explica que a bactéria que ocasiona a doença está presente nas fezes de pessoas doentes e também de animais. “A Salmonellose é uma doença que se espalha facilmente se não tiver os cuidados adequados principalmente no armazenamento dos alimentos”, explicou, ressaltando que para evitar uma possível contaminação é importante ter atenção na armazenagem e preparo de alimentos como frango e ovos. 
 

É preciso também ficar atento aos fatores que levam ao surgimento da Salmonella. Destaque para os alimentos mal cozidos ou deixados destampados por várias horas; carnes, aves, frutos do mar, gema de ovo; produtos lácteos e hortaliças plantadas em locais adubados com fezes de aves.
 

Sintomas Salmonellose


Os sintomas são semelhantes aos de uma infecção intestinal. Os mais  comuns são náuseas e vômitos por mais de 24 horas; diarreia intensa por mais de três dias; dor abdominal; dor de cabeça, febre acima de 38° e arrepios. É importante que o usuário no período de infecção se mantenha em repouso e bem hidratado. Em caso de sintomas graves ou persistência da doença é importante que o paciente procure atendimento médico em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

 

Como evitar
Para prevenir a Salmonellose é preciso ter bons hábitos de higiene, lavando sempre as mãos antes de comer e lavando bem todos os alimentos (em especial as carnes de aves) antes do cozimento. Verduras e frutas também podem estar contaminados, por isso, é importante lavá-los bem também.
 

Dicas para prevenir a contaminação

– Lavar muito bem as mãos antes de preparar qualquer tipo de alimento, nas trocas de atividades e após utilizar o banheiro;

- Cozer adequadamente os alimentos, evitando carnes (de aves, porco, boi) mal passadas;

  • Carnes - especialmente as de aves, mais sujeitas à contaminação - devem ser bem cozidos ou assados. Descongele as carnes aos poucos, na geladeira, antes do preparo;

- Somente beba leite fervido ou pasteurizado/esterilizado; 

– Todas as frutas, verduras e legumes precisam ser higienizados antes do consumo. Para isso, lave-os em água corrente tratada e deixe-os de molho em água (1 litro) com hipoclorito de sódio (1 colher de sopa) por 30 minutos.  Enxágue cuidadosamente em água potável para evitar uma nova contaminação; 

– Evitar a contaminação cruzada, ou seja, usar a mesma tábua de corte para o preparo de mais de um tipo de alimento; evitar o cruzamento de alimentos crus com alimentos cozidos, manter a higiene do local de preparo de alimentos, bem como de utensílios e equipamentos;

– Evitar comprar ou preparar ovos que apresentem a casca trincada, rachada ou suja e procurar mantê-los sob refrigeração. Evite servi-los com a gema mole; devem ser cozidos por sete minutos.