Vigilância Sanitária de Palmas faz recomendações para escolha de panetones

Secretaria Municipal da Saúde

Autor: Redação Semus | Publicado em 15 de dezembro de 2022 às 18:35

Data de validade é o principal alerta na hora da compra

Com coberturas e recheios para todos os gostos, os pães doces, mais conhecidos como panetones, tomam contam das prateleiras na véspera do Natal e são um dos alimentos mais consumidos pela população nesse período. Como são produtos sazonais, a Vigilância Sanitária (Visa) da Secretaria Municipal da Saúde (Semus) faz recomendações na hora da escolha e do consumo correto desses itens.

De acordo com a gerente do Núcleo de Educação em Vigilância Sanitária da Visa, Silvana Teixeira, o principal alerta é para a data de validade, especialmente dos produtos artesanais que possuem uma durabilidade menor que os industrializados. Ela comenta que os fabricantes estipulam uma data por conhecerem o produto e que fatores como conservantes e a própria umidade da receita são levados em consideração.

Fazer estoque em casa de panetone e colocá-lo na geladeira também não prolonga a conservação do alimento, explica Silvana. Segundo ela, as pessoas têm tendência a comprar muitos na tentativa de saborear os itens por mais tempo e correm o risco de quando forem consumir estarem modificados ou mofados, mesmo antes do vencimento da data de validade.

O que também requer atenção na hora de compra é a embalagem. Caixinhas amassadas, que começaram a abrir ou que estejam violadas, devem ser substituídas por outras para evitar transtornos. “Deem preferência pelas mercadorias sem avarias e que estejam intactas na hora da compra porque às vezes o amassado é do transporte ou armazenamento, mas isso não é uma garantia”, completa.

Outros cuidados
A nutricionista clínica e funcional de Atenção Especializada em Saúde da Semus, Tânia Félix, também orienta o consumo correto do panetone sem prejuízos ao organismo. Ela explica que, por ser um pão, as fontes principais são carboidrato, gorduras e açúcares e possui baixo teor de fibra. Por isso, o ideal é ingeri-lo com uma porção de proteína associada, com ovos mexidos, por exemplo, mais uma porção de frutas.

Com proteína e fibras a refeição terá menor carga glicêmica e maior saciedade. “Dá para comer de tudo, mas não tudo, o ideal é usar a regra da moderação. Assim você conseguirá sentir o prazer e o carinho daquele alimento, sem prejudicar sua saúde”, orienta.