Vigilância Sanitária de Palmas orienta sobre cuidados com alimentos perecíveis no fim de ano

Secretaria Municipal da Saúde

Autor: Redação Semus | Publicado em 28 de dezembro de 2022 às 12:12

Intoxicação alimentar é um dos grandes riscos de se consumir itens fora do prazo de validade

Com as festas de fim de ano, as famílias palmenses se preparam para confraternizações regadas a muita comida. Pensando nisso, a Vigilância Sanitária (Visa) da Secretaria Municipal da Saúde (Semus) de Palmas dá dicas de como prevenir as intoxicações alimentares na escolha dos alimentos perecíveis e também sobre armazenamento, higienização e preparo dos itens. 

Para a inspetora sanitária Silvana Teixeira, a escolha começa com planejamento sobre quantidades para evitar sobras. Silvana relata que um passo importante no ato das compras de supermercado é deixar para inserir por último no carrinho os alimentos congelados e resfriados. “Se o produto estiver com formação de cristais de gelo, pode ser um indício de que o produto foi descongelado e recongelado novamente. Seria interessante não comprar.” 

A inspetora comenta que a checagem dos rótulos é essencial para verificar se o prazo condiz com o período em que o alimento foi preparado e consumido. Por isso o planejamento tem que ser feito com cuidado. 

 

Confira mais orientações:

  • Observe o prazo de validade. Ele muda após a embalagem ser aberta; 
  • Observe a conservação de temperatura após o preparo do alimento. Pratos quentes devem ser mantidos sob temperatura acima de 60° C e os frios devem ser mantidos refrigerados. É importante atentar-se em colocar a ceia à mesa próximo ao horário do consumo; 
  • Higienize as frutas que irão para enfeite das mesas;
  • Cuidado ao reaproveitar os alimentos que sobrarem, assim como é necessária atenção ao prazo de validade após abertos, conforme especifica o fabricante;
  • A conservação da temperatura dos ingredientes que vão nas preparações também é importante. Ovos e leite devem ser consumidos no menor tempo possível.

 

Texto: Redação Semus
Edição: Secom