Vigilância socioassistencial uma ferramenta vital para o desenvolvimento social em Palmas

Instituto 20 de Maio de Ensino, Ciência e Tecnologia do Município de Palmas

Autor: Redação IVM/Palmas | Publicado em 07 de novembro de 2023 às 12:11

Formação está preparando agentes da Sedes para enfrentar os desafios da gestão de políticas sociais com eficácia

Servidores dedicados ao planejamento, supervisão e execução de serviços socioassistenciais iniciaram na segunda-feira, 6, o curso ‘Vigilância Socioassistencial no SUAS: Ferramenta para organização da Gestão’. A formação é promovida pela prefeitura de Palmas, por meio do Instituto 20 de Maio de Ensino, Ciência e Tecnologia (IVM), e conta com a participação de 40 servidores.

Os agentes são encarregados de conhecer a realidade específica de cada família objetivando detectar e compreender as situações existentes, a fim de criar indicadores e se preciso promover adequações às necessidades dos beneficiários. Bem como planejamento, organização, sistematização e análise de informações sobre os serviços ofertados.

Como conceituado na Lei Orgânica de Assistência Social (Loas), a vigilância evoca o risco, a vulnerabilidade e o território formando um modelo para análise das relações.

Em apresentação da linha do tempo, no qual foram sendo desenvolvidas as políticas públicas conectadas ao seu contexto histórico o instrutor e mestre em serviço social, André Dória, aponta. “Esses processos são importantes, porque eles vão formar o que hoje é a política de assistência social no Brasil, que é para qualquer pessoa que precise,  é um direito, sendo assim, a gente precisa organizar a oferta do serviço de forma regular e continuada. Não existe vigilância sem proteção social.”

A formação segue acontecendo na sede do Instituto 20 de Maio até quinta-feira, 9, nos períodos da manhã e tarde, com carga horária de 32 horas.

Instrutor

André Dória é graduado em serviço social pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), com especialização em docência em serviço social e gestão pública pela faculdade - UNIBF. Possui mestrado em serviço social pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), certificação internacional em Professional e Self Coach pelo Instituto Brasileiro de Coaching - IBC. Entre 2008 e 2012 esteve à frente da gerência de informação, monitoramento e avaliação da Secretaria de Assistência Social de Aracaju (SE).