Vigilantes da Rede Municipal de Educação participam de Curso de Segurança em Ambiente Escolar

Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana

Autor: Marcio Greick/ Edição: Lorena Karlla | Publicado em 15 de agosto de 2022 às 08:45

Divididas em duas turmas, as aulas seguem até sexta-feira, 19

Cerca de 40 profissionais de Vigilância e Portaria da Secretaria Municipal de Educação (Semed) iniciaram nesta segunda-feira, 15, às 8 horas, o Curso de Segurança em Ambiente Escolar. A qualificação é executada em parceria com o Instituto 20 de Maio de Ensino, Ciência e Tecnologia (IVM). 

A superintendente de Avaliação e Desempenho Educacional, Anice de Souza Moura, participou da primeira aula e ressaltou a importância do curso aos profissionais. “O curso visa desenvolver as habilidades para que o profissional possa construir ações de vigilância e assegurar segurança dentro da unidade escolar, dessa forma visamos conceituar o modo de relação com o público da escola, o público externo, bem como a atualização sobre as  normas e conceitos de vigilância e segurança”, disse.
Para o vigilante, Natanael Melquiades, que trabalha no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Vitória Régia, no Jardim Vitória, o curso é de suma importância para o dia a dia do seu trabalho. “Com certeza sairei daqui mais capacitado para atender o público externo bem como a comunidade escolar”, disse. 

A vigilante Leane Ribeiro Cavalcante, que atua na Escola Paulo Lemos Macalão, está cheia de expectativa quanto ao curso. “Com a capacitação irei agregar mais conhecimento na minha rotina de trabalho e consequentemente levarei mais segurança às pessoas que convivem com a escola em que trabalho”, disse.

A capacitação é dividida em duas turmas, e está sendo ministrada das 8h às 12h, das 13h às 17horas, com duração de 40 horas aulas, e é coordenada pelos instrutores, Emanuel Portinari e Moacir Cidalino, guardas metropolitanos, que ministrarão temas como: Aspectos jurídicos da atuação em vigilância e portaria na rede municipal, primeiros socorros, atendimento ao público, defesa pessoal, prevenção de crise e resolução de conflitos, e técnicas operacionais em vigilância e portaria. 


Texto: Márcio Greick/ Secom Palmas 
Edição: Lorena Karlla/ Secom Palmas