Vila Gastronômica movimenta mais de R$ 160 mil em vendas durante 4ª Festa da Jabuticaba

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Emprego

Autor: Redação Secom | Publicado em 25 de novembro de 2022 às 09:24

4ª edição do evento em Taquaruçu foi realizado entre 11 e 13 de novembro

A 4° Festa da Colheita da Jabuticaba, realizada entre os dias 11 e 13 de novembro, movimentou o Distrito de Taquaruçu, com a circulação de cerca de 15 mil pessoas entre turistas e moradores da região. O evento, que neste ano foi realizado e coordenado pela Prefeitura de Palmas, juntamente com os produtores da localidade, impulsionou a economia do distrito com a junção entre gastronomia e manifestações culturais. Conforme balanço divulgado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Emprego (Sedem), foram movimentados mais de R$ 160 mil, somente com a venda de produtos na Vila Gastronômica da Jabuticaba. Os restaurantes e pousadas de Taquaruçu, segundo apurado, também tiveram incremento considerável de público durante a festividade.

Nos três dias de evento, realizado na Praça da Criança, as equipes da Sedem, em parceria com os alunos do Curso de Ciências Econômicas da Universidade Federal do Tocantins (UFT), coletaram informações in loco sobre o número de vendas dos produtos em cada um dos stands na Vila Gastronômica da Jabuticaba. Ao todo, 39 empreendedores ofereceram diversos produtos que tiveram como inspiração a fruta-tema da festividade.

"O sucesso da festa só foi possível porque a comunidade e a gestão municipal se uniram para fortalecer as expressões culturais e as oportunidades vocacionais do Distrito. Essa iniciativa gera um ganho para todas as áreas econômicas locais, impulsionando as potencialidades gastronômicas e turísticas, além de fortalecer a economia, com estímulo ao empreendedorismo, emprego e renda. A prefeita Cinthia Ribeiro, mais uma vez, demonstra seu entusiasmo e apoio incondicional ao desenvolvimento econômico de Palmas ao apoiar a realização deste importante evento", destacou o secretário da Sedem, Gustavo Bottós.

O evento, além de movimentar a renda na localidade, foi sucesso de público todas as noites. Segundo informações da pasta, a procura superou as expectativas e alguns empreendedores encerraram as atividades mais cedo que o previsto, tendo seus estoques de produtos feitos com a jabuticaba, esgotados. O mesmo aconteceu durante as visitas aos pomares, que receberam público interessado na degustação da fruta colhida diretamente do pé.

Programação

A edição deste ano contou com uma programação repleta de atividades, com apresentações culturais e shows musicais de artistas regionais, espetáculos circenses, um espaço kids que fez a diversão da garotada, lançamento de livro e exposição fotográfica.