Vigilância Sanitária de Palmas capacita ambulantes e pessoas que irão atuar nas lanchonetes da Agrotins

Secretaria Municipal da Saúde

Autor: Semus | Publicado em 06 de maio de 2022 às 17:15

Qualificação aconteceu nesta sexta-feira, 6, na sede da Visa, em Palmas; 28 pessoas participaram

Para monitorar as boas práticas de alimentos na 22ª edição da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2022), de 10 a 14 de maio, a Vigilância Sanitária de Palmas (Visa), dentro do Plano de Ação com atividades a serem executadas antes, durante e depois do evento, realizou nesta sexta-feira, 06, em sua sede, na Capital, o treinamento para 28 pessoas que vão atuar como ambulantes e nos espaços onde serão consumidos alimentos durante os dias da feira.

Conforme a gerente da Visa de Palmas, Joselita Monteiro, durante o treinamento, que foi solicitado pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), foi apresentado o formulário que será aplicado pela Vigilância no momento da inspeção in loco, que será realizada no primeiro dia da Feira. Após a inspeção, será entregue a Autorização Sanitária para os estabelecimentos que estiverem adequados às normas sanitárias e aqueles que não estiverem serão notificados para sanar as pendências imediatamente. 

A Gerente da Visa informa que durante os dias da Agrotins, a Vigilância Sanitária de Palmas disponibilizará três equipes de fiscalização, compostas pelos fiscais sanitários e residentes da Fundação Escola de Saúde Pública (Fesp). Joselita Monteiro ressalta que a ação contribui para que antes que grandes eventos ocorram na cidade eles possam previamente definir como serão as formas de fiscalização, tal como, as checagens prévias para que o Agrotins 2022 ocorra de maneira segura.

 “Todos os estabelecimentos precisam da autorização sanitária para funcionar, seguindo todas as regras sanitárias”. A gerente ainda ressalta que aqueles que não estiverem adequados às normas serão notificados para que seja atualizada qualquer pendência de maneira imediata."

 

Prévias

Como ações prévias para verificar os locais onde serão consumidos alimentos na Agrotins, a Visa monitorou a reforma de três restaurantes que atuam no parque, com a realização de duas visitas in loco e expedição de notificação sobre as exigências sanitárias.