Visa Municipal promove ações de segurança alimentar na Agrotins 2015

Secretaria Municipal da Saúde

Autor: Eliene Campelo | Publicado em 08 de maio de 2015 às 16:32

A Vigilância Sanitária Municipal (Visa) também está presente na 15ª edição da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins). Com o objetivo de promover ações que garantam segurança alimentar aos produtos e serviços alimentícios oferecidos na feira. Uma das ações é a fiscalização diária dos 37 estabelecimentos ligados à venda de alimentos presentes no espaço da feira.

Nesta sexta-feira, 08, foram realizadas duas palestras técnicas sobre as ações da vigilância sanitária e segurança alimentar ambas proferidas pelo Inspetor Márcio Trevisan. Neste sábado, 09, está prevista uma palestra sobre o Programa de Análise de agrotóxicos em Alimentos (PARA) a ser ministrada pela chefe da Divisão de Alimentos, Joselita Monteiro.

No estande da Visa montado no galpão central da Agrotins estão sendo distribuídos panfletos e folderes educativos sobre dengue, higienização das mãos, segurança alimentar, como reconhecer informações nos rótulos e higienização de alimentos.

Os visitantes da Agrotins também podem participar de aulas experimentais com demonstração prática sobre a correta higienização das mãos.

Fiscalização

Todas as barracas de alimentação foram cadastradas antecipadamente, sendo os funcionários capacitados em palestra para alinhamento às determinações sanitárias que seriam cobradas nas vistorias realizadas pela Visa.

As equipes visitam os estabelecimentos verificando as condições sanitárias e a obediência aos critérios de higienização e organização.

Agrotins

A Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins - Brasil) está em sua 15ª edição, a expectativa do evento é receber mais de 95 mil pessoas até o próximo sábado, 09. A feira é realizada no Centro Agrotecnológico de Palmas, na TO-050, saída para Porto Nacional.