Visa oferece programação para servidores no Dia Nacional da Vigilância Sanitária

Secretaria Municipal da Saúde

Autor: Redação/Semus | Publicado em 04 de agosto de 2022 às 15:28

Atividades ocorrem nesta sexta, das 7h30 às 12 horas, no auditório do estabelecimento de saúde, localizado na ACNE I (104 Norte)

A Vigilância Sanitária (Visa), órgão vinculado à Secretaria Municipal da Saúde (Semus) de Palmas, oferece nesta sexta-feira, 05, uma manhã de atividades voltadas para os servidores do setor. A programação é alusiva ao Dia Nacional da Vigilância Sanitária, comemorado neste dia.

As atividades ocorrem no auditório da Visa, localizado na quadra ACNE I (104 Norte), das 7h30 às 12 horas. Na ocasião, haverá a oferta de práticas integrativas como auriculoterapia, dinâmicas ativas, mostra de materiais produzidos por estagiários atuantes na Visa e palestra com o infectologista Rafael Nogueira sobre doenças infectocontagiosas da atualidade. Além disso, o setor também promoverá discussão sobre fiscalização a respeito de materiais fumígenos e a promoção da amamentação.

Silvana Teixeira, inspetora da Visa, afirma que o Dia Nacional da Vigilância Sanitária é um momento para parar e refletir sobre o quanto o serviço do Sistema Único de Saúde (SUS) participa da vida das pessoas. “Sendo a Visa parte do SUS, a vemos entrar na casa das pessoas todos os dias através da regulação sanitária que pode ser vista desde o uso da pasta de dente, um xampu, até o funcionamento de um restaurante e estabelecimento de saúde”, completa.

Sobre a data

O Dia Nacional da Vigilância Sanitária foi instituído em 2015 com o objetivo de  promover a conscientização da população sobre temas relacionados com a vigilância sanitária. Segundo o MS, são funções de vigilância sanitária controlar todas as etapas e processos das atividades direta ou indiretamente relacionadas à saúde, como a produção de alimentos, bebidas, medicamentos, produtos de limpeza, cosméticos, aparelhos e instrumentos de uso médico, odontológicos etc, inclusive nos ambientes, nos processos, nos insumos e nas tecnologias a eles relacionados e, ainda, no controle de portos, aeroportos, fronteiras e recintos alfandegados.