Visa participa de capacitação para estratégias em redução de consumo de tabaco

Secretaria Municipal da Saúde

Autor: Redação Semus | Publicado em 30 de agosto de 2022 às 14:11

O encontro ocorre no auditório da Unitins das 08 às 17 horas

A Vigilância Sanitária (Visa) da Secretaria Municipal da Saúde de Palmas (Semus) participa nesta terça-feira, 30, de uma capacitação sobre Legislação e Fiscalização em Controle do Tabaco. Essa ação é direcionada para servidores da vigilância sanitária municipal, estadual e trabalhadores do Procon. As atividades ocorrem das 08 às 17 horas, no auditório da Unitins, e seguem na próxima quarta-feira, 31, e quinta-feira, 1°, no auditório da Vigilância Sanitária de Palmas. Durante o evento, estão em expostas em painéis as experiências de controle do tabagismo. 

De acordo com a gerente de Visa de Palmas, Joselita Monteiro, as ações são de extrema importância para estabelecer uma estratégia para todas as equipes de forma conjunta. “Na participação, além de compartilhar experiências de trabalho, pudemos estabelecer novas perspectivas para que a população esteja mais segura”. 

A Inspetora da Visa, Silvana Teixeira, reforça que  todo o processo de fiscalização flui para além do processo regulatório, e é necessária a sensibilização de todos os profissionais envolvidos. Silvana também pontua que a parceria de toda a rede de assistência com a oferta de tratamento da doença e até o trabalho preventivo no âmbito escolar são ferramentas essenciais para evitar o primeiro contato e também a conscientização sobre o risco para o fumante passivo. 

Em seu momento de fala na capacitação, a também inspetora da Visa, Gizella Campos Diniz,  destacou a importância do tratamento e atendimento de fumantes. 


Tabagismo

O tabagismo é uma doença crônica causada pela dependência à nicotina presente nos produtos à base de tabaco, sendo o principal fator de risco evitável para mais de 50 tipos diferentes de Doenças Crônicas não Transmissíveis (DCNTs) e que traz também danos sociais, econômicos e ambientais. Somente neste ano, de janeiro a julho, a Visa de Palmas apreendeu 5.074 itens fumígenos.
 

Texto: Redação Semus

Edição: Secom Palmas