Visita a canteiros na Região Norte mostra avanço na infraestrutura viária de Palmas

Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos

Autor: Juliana Matos | Publicado em 26 de junho de 2020 às 20:00

Prefeita Cinthia Ribeiro anuncia para moradores construção de praça na Arne 54, antiga reivindicação da comunidade que já recebe obras de infraestrutura

A prefeita Cinthia Ribeiro visitou na manhã desta sexta-feira, 26, importantes obras em andamento na Região Norte de Palmas. Na oportunidade, a prefeita anunciou pessoalmente aos moradores da Quadra Arne 54 (408 Norte) a construção de uma praça pública, antiga reivindicação da comunidade local. Já está em execução, na Arne 54 e Arne 64 (508 Norte), obra de implantação da rede dedrenagem, pavimentação asfáltica e sinalização viária - com recursos do Bancodo Desenvolvimento da América Latina (CAF).

Cinthia Ribeiro ouviu os moradores sobre as frentes de trabalho que estão ampliando a infraestrutura urbana da Capital, e convidou-os a colaborar com sugestões para a elaboração do projeto da praça.  "Para nós é uma extrema satisfação ver essa quadra transformada com drenagem e asfalto e receber essa novidade da praça é muito bom. Será um espaço importante para a socialização das famílias", disse Carlos Henrique Souza, presidente da Associação de Moradores da Arne 54.

Na semana passada, a Prefeitura de Palmas já havia anunciado a construção de seis novas praças públicas em em quadras residenciais e que ampliarão os espaços de socialização e lazer na cidade. Para conhecer os projetos já anunciados, clique aqui

Asfalto na LO-16

A Avenida LO-16, no trecho entre a Avenida NS-01 e a Teotônio Segurado, também está em obras de pavimentação. O asfalto significa importante ganho para os moradores das quadras próximas, pois vai facilitar o acesso de pedestres e veículos entre as quadras residenciais e o centro da Capital. Frequentadora das aulas de forró e hidroginástica do Serviço Social do Comércio (Sesc),  Maria Isaurina Rodrigues, 74, que mora na Arno 72 (605 Norte), passa por aquele trecho frequentemente. Na manhã desta sexta-feira, 26, ela se encontrou com a prefeita Cinthia Ribeiro no local e contou sua satisfação em saber que logo estará pisando em trecho devidamente pavimentado. "Estou amando mesmo ver todo esse trabalho, vai melhorar muito para gente que frequenta esse acesso ao Sesc", disse Maria Isaurina.

A obra já está na etapa de terraplanagem e, segundo o secretário municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, Antonio Trabulsi, deverá ser concluída ainda no mês de julho deste ano. Para pavimentação do trecho, estão sendo investidos R$  284.891,48 com recurso próprio e execução direta do Município.

NS-06

Outro canteiro visitado nesta sexta-feira fica na Avenida NS-06, trecho entre a LO-14 e LO-16. O local está recebendo pavimentação com concreto betuminoso usinado a quente (CBUQ), um dos materiais de maior qualidade do segmento de pavimentação, para a faixa sentido Norte-Sul da pista. Na próxima segunda-feira, 29, a previsão é de que a faixa já pavimentada passe por rejuvenescimento com recapeamento.

O gerente de comércio varejista Luiz Otávio Santos explica que a benfeitoria vai otimizar o tempo utilizado na manutenção da limpeza da loja. "O supermercado  chegou a essa avenida há 10 meses. Achávamos que demoraria a chegar asfalto aqui, então não havia expectativa. Quando vimos as máquinas aqui vimos uma perspectiva muito melhor para atender nosso cliente. A poeira traz muito transtorno para o atendimento e limpeza do estabelecimento", disse.

O trecho está sendo executado pela Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seisp), com  investimento de R$ 284.891,48 de recursos próprios do Município. Para os condutores que trafegam pelo trecho é importante atenção à sinalização, pois o trabalho em andamento tem mudanças rápidas de abertura e fechamento das pistas.

Outras frentes

A prefeita também observou de passagem obras em dois trechos em andamento na LO-04. Um deles no segmento entre NS-10 e a marginal oeste da TO-050, e o segundo entre a NS-03 e a NS-15. Ambos os trechos receberão rede de drenagem pluvial, pavimentação asfáltica, sinalização viária e de calçadas com acessibilidade. Estas são parte das obras também de financiamento doCAF.

Para a prefeita Cinthia Ribeiro, grandes frentes como as visitadas mostram como a cidade, aos seus 31 anos, pode se transformar em um lugar melhor para viver de Norte a Sul, de Leste a Oeste. "Trabalhar de forma democrática é levar infraestrutura e tantas obras complementares para alcançar várias regiões. Essa visita a várias frentes de trabalho mostra que o compromisso de transformar Palmas em um grande canteiro de obras está de pé. Por onde passamos vimos respeito e confiança nessa relação com o Poder Público. É em favor disso que vamos imprimir ritmo a tudo isso", garantiu Cinthia.