Viver-SUS 2023 marca encerramento do 9º Encontro do Plano Integrado de Residências em Saúde da Fesp

Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas

Autor: Redação Fesp | Publicado em 06 de março de 2023 às 09:54

Evento aconteceu dias 3 e 4 de março na Ulbra Palmas

Em clima de integração e festividade, foi encerrado no sábado, 4, o 9º encontro do Plano Intergrado de Residências em Saúde (PIRS) da Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp) com o projeto 'Vivências na realidade do SUS', o Viver-SUS 2023. O evento é uma parceria com a Secretária da Saúde (Semus) e a Universidade Luterana do Brasil, unidade Palmas (Ulbra Palmas), esta última, local da ação.

“Considerando que vocês viverão trocas de saberes em espaços legítimos de vivências no SUS, esse momento nosso é mais festivo. O Viver-SUS faz parte do nosso encontro, pois é importante construir laços, estabelecer espaços de vínculos e afetividades já que muitos dos nossos residentes vêm de outros municípios e até mesmo de outros estados”, explicou a coordenadora geral da Fesp, Jaciela Leopoldino.

É o caso do residente em Enfermagem Obstétrica, Mário Victor Vasconcelos, que veio do interior do estado, de Couto Magalhães para Palmas apenas para cursar a residência. “Estou muito esperançoso, estudando muito para não chegar rodado no início da residência. Faz quatro dias que estou aqui, sem família e o louco para mim é que nunca morei só e o Viver-SUS foi uma experiência única. Apesar de ainda estar meio perdido, fiz algumas amizades aqui. Amei!”, disse o residente.

Na oportunidade, Mário Vasconcelos e os demais colegas ouviram relatos de veteranos como Alessandra Soares, no quadro ‘Ser residente’. “Foi um divisor de águas, existe a profissional fisioterapeuta antes e depois da residência. Pude entender a função e importância dos colegas de outras profissões, compreender melhor os problemas do território. É muito enriquecedor, mas como sinto que ainda sei muito pouco, agora estou indo para a Saúde Coletiva,” disse a recém-formada em Saúde da Família e Comunidade que também é novata em outro programa.

O evento contou ainda com oficinas ministradas pela tutora do Plano Integrado de Residências em Saúde (PIRS), Olga Alencar, e o gestor de Aprendizagem de Saúde Mental, Jonatha Rospide Nunes. Os residentes tiveram momentos de integração no café da manhã e almoço coletivo, dinâmicas, sorteios de brindes, momentos culturais e outros.

Rede Municipal de Saúde

Técnicas da Secretaria da Saúde (Semus) apresentaram a Rede Municipal de Saúde aos residentes. A estrutura da Rede de Atenção à Saúde (RAVS), foi apresentada pela diretora de Atenção Primária da Saúde, Lorena Corrêa. Já a epidemiologia na Rede e suas interfaces com demais áreas como a Atenção Primária, principalmente, foi apresentada pela diretora de Vigilância em Saúde da Semus, Maressa Castro, enquanto que a atenção secundária e especializada foi discorrida pela diretora de Atenção de Média e Alta Complexidade (DMAC) da Semus, Jelda Fernandes Sá.

Abertura Oficial

Durante a solenidade de abertura oficial ocorrida na noite de sexta-feira, 3, o presidente da Fesp, Daniel Borini, destacou a importância destes novos profissionais para a rede. “Anualmente recebemos estes profissionais, uma força de trabalho muito qualificada. Além do processo de formação, esses residentes irão compor as equipes de estratégia de saúde da família, nas especializadas, nas UPAs, são os cenários de práticas do processo formativo deles.”, destacou Borini.

“O Viver-SUS é uma primeira aproximação de vocês com gente e a cada edição temos novidades trazidas pela equipe. Que seja um processo produtivo e propositivo para todos nós. A gente quer gente boa para cuidar da gente, por isso apostamos tanto nessa formação, contando com essa parceria da Semus, da construção intersetorial. Representando todos os coordenadores, a gente acolhe todos vocês e mais uma vez, deseja uma boa residência”, declarou a coordenadora do PIRS, Klauren Arantes.