Webconferência reúne rede de proteção e destaca a importância do combate ao trabalho infantil

Secretaria do Desenvolvimento Social

Autor: Eliene Campelo | Publicado em 24 de junho de 2020 às 19:42

Reunião online acontecerá nesta quinta-feira, 25, às 14h30


Com o tema ‘Covid19: agora mais do que nunca, protejam crianças e adolescentes do trabalho infantil’ e com a hashtag  #naoaotrabalhoinfantil, as equipes que atuam na rede de proteção à criança e ao adolescente em Palmas, coordenadas pelo Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) da Capital, irão realizar nesta quinta-feira, 25, às 14h30, uma webconferência onde serão discutidas as ações e políticas públicas voltadas para o combate ao trabalho infantil.

 

Em mesa redonda serão debatidos dois temas centrais: ‘A realidade social no Brasil - vulnerabilidade desigualdade, violência e delinquência’ e ‘O  trabalho infantil na agropecuária brasileira: uma leitura a partir do censo agropecuário de 2017’.

 

A webconferência abrirá espaço ainda para discussões sobre o agravo das condições econômicas e sociais das famílias brasileiras, durante e após a grave crise sanitária provocada pelo novo coronavírus (Covid-19), que pode gerar uma elevação na exploração do trabalho infantil em todo o Brasil.

 

Durante todo o mês de junho os núcleos do PETI em todos os municípios brasileiros aderiram à campanha ‘12 de Junho - Dia Nacional e Mundial contra o Trabalho Infantil’ e realizaram mobilizações virtuais no sentido de conscientizar a sociedade sobre a necessidade de ofertar uma maior proteção a essa parcela vulnerável da população.

 

Mesa Redonda – debatedores:

 

Orimar Santana - Coordenador PETI/Palmas  -  Mediador da Mesa Redonda

Coordenador PETI/Sedes - Palmas; membro do Fórum Tocantinense para Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Promoção da Aprendizagem – Fetipa TO.

 

Simone Sandri - Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social

Graduada em Administração, com ênfase em Agronegócio pela Faculdade Entre Rios, em Pedro Afonso (TO).  É secretária de Desenvolvimento Social de Palmas e presidente  interina  da Fundação da Infância e Juventude de Palmas (FIJP).

 

Laudecy Coimbra - Câmara Municipal de Palmas

Vereadora na Câmara Municipal de Palmas, autora da Lei 2.407/2018 que institui a Campanha Permanente de Conscientização da Depressão Infantil e Violência Autoprovocada na Adolescência e da Lei 2.485/2019, que institui a “Semana de Conscientização e Prevenção à alienação Parental”.

 

Pollyana Mota Prates - Centro de Referência Especializada de Assistência Social - CREAS

Psicóloga, especialista em Saúde Pública, com Ênfase em Saúde Coletiva e da Família (ITOP), especialista em Saúde Mental e Atenção Psicossocial (Fiocruz) Psicóloga, no CREAS há 7 anos.

 

Elda de Sousa Santana Costa - Centro de Referência de Assistência Social – CRAS

Pedagoga. Pós-graduada em Psicopedagogia Clínica e institucional. Atua na Assistência Social desde 2016. Técnica de Referência do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

 

Leida Couto - Conselho Tutelar de Palmas

É assistente social pela Universidade Estadual do Tocantins – Unitins, eConselheira Tutelar da Região Central de Palmas; atuou na área de políticas públicas de promoção e proteção aos direitos de crianças e adolescentes nas instituições: Ministério Público Estadual; Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente Glória de Ivone - Cedeca/TO - Universidade Federal do Tocantins – UFT; Universidade Estadual do Tocantins – Unitins.

 

 

Renato Bruno Magalhães Dantas da Costa - Superintendência Regional do Trabalho no Tocantins

Auditor-Fiscal do Trabalho desde 2011, Bacharel em Direito (2010), atualmente ocupa a função de Chefe da Seção de Inspeção do Trabalho da Superintendência Regional do Trabalho no Tocantins.

 

 

Letícia Bordin - Guarda Metropolitana de Palmas

Inspetora Superintendente da Guarda Metropolitana de Palmas, formanda em Gestão Pública, Coach Treinadora e Instrutora da Escola de Gestão; 22 anos na Guarda Metropolitana, idealizadora do Projeto Guardião Escolar.

 

 






Edição: Lorena Karlla