Webinar ‘Atualizações acerca das condições pós-covid’ é realizado pela Fesp

Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas

Autor: Fesp | Publicado em 20 de março de 2024 às 15:02

Evento foi transmitido na manhã desta quarta-feira, 20, pelo canal da Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas, no YouTube, com a participação da doutora Ho Yeh Li

A maioria das pessoas afetadas pelo vírus causador da covid-19, o SARS-CoV-2, experimenta melhora após a fase aguda da doença. Mas, algumas pessoas podem enfrentar efeitos de longo prazo. Reconhecendo a importância de discutir essa temática, foi realizado na manhã desta quarta-feira, 20, pelo canal da Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp) no YouTube, o Webinar ‘Atualizações acerca das condições Pós-Covid’. O Webinar é fruto de uma parceria entre a Fesp e a Secretaria Municipal da Saúde (Semus).  A transmissão foi ao vivo, mas para aqueles que não puderam participar do webinar, o conteúdo está disponível completo aqui

Conduzido pela doutora Ho Yeh Li, o Webinar detalhou a Nota Técnica nº 57/2023 – DGIP/SE/MS, fornecendo atualizações sobre a definição de casos de condições pós-covid e orientações adicionais com base nas evidências científicas disponíveis atualmente. "Essas condições podem surgir independentemente da gravidade da doença aguda. Podem ocorrer mesmo em casos leves da doença durante a fase aguda da covid-19. Elas podem se manifestar durante o curso da doença, aparecer, desaparecer e reaparecer, além de apresentar novos sintomas. Isso naturalmente nos leva a entender que é muito difícil percebê-las, pois não se restringem aos sintomas pré-existentes da doença e podem surgir até 30 dias ou mais após a infecção aguda", destacou.

A doutora também mencionou algumas manifestações clínicas comuns relacionadas às condições pós-covid, como fadiga, comprometimento cognitivo, limitação funcional, ansiedade, estresse, depressão, perda ou alteração de visão, paladar e olfato.

A doutora Ho Yeh Li é coordenadora da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Divisão de Moléstias Infecciosas e Parasitárias da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e consultora médica nacional da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) para Emergências de Saúde durante a pandemia de covid-19. Devido ao seu trabalho durante a pandemia, Ho Yeh Li também foi homenageada por Maurício de Sousa com uma personagem da Turma da Mônica, na série "Donas da Rua".