Xama - Exposição de arquitetura contemporânea na Amazônia será aberta na quinta, 11, na Galeria Municipal de Artes

Fundação Cultural de Palmas

Autor: Samara Martins | Publicado em 09 de abril de 2019 às 17:40

A mostra é uma iniciativa do Núcleo AMA – Nama (Núcleo de Arquitetura Moderna da Amazônia)


A arquitetura é o tema da próxima mostra que será exibida na Galeria Municipal de Artes do Espaço Cultural José Gomes Sobrinho, que receberá a Exposição de Arquitetura Contemporânea na Amazônia – Xama. A exposição itinerante está percorrendo os estados da Amazônia Legal e depois de Manaus, Rio Branco e Porto Velho chega a Palmas com abertura na quinta-feira, 11, às 20 horas, permanecendo até 03 de maio.

 

A mostra é uma iniciativa do Núcleo AMA – Nama (Núcleo de Arquitetura Moderna da Amazônia), formado pela reunião de grupos de pesquisas das universidades públicas, artistas e arquitetos, que buscam a documentação, divulgação e preservação da arquitetura moderna na Amazônia Legal. As ações promovidas ocorrem com a realização dos Seminários de Arquitetura Moderna na Amazônia - Sama, das campanhas de preservação e reutilização de edifícios e da divulgação das pesquisas aderentes nesta temática na Revista Amazônia Moderna.

 

A edição de Palmas foi organizada pelos curadores regionais Adriana Dias - Centro Universitário Luterano de Palmas (Ceulp/Ulbra), Mariana Cardoso - Universidade Federal do Tocantins (UFT) e Giuliano Orsi - Universidade Federal de Uberlândia e conta com o apoio do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Tocantins (CAU/TO) e da Fundação Cultural de Palmas.

 

Serão expostos 30 projetos de arquitetura, projetos e fotografias, realizados na Amazônia Legal nas últimas três décadas, muitos deles premiados nacional e internacionalmente. O Tocantins tem uma participação expressiva com cinco projetos: Espaço Cultural (1994/1995) e Estádio Municipal Nilton Santos (1997/1998), ambos do arquiteto Paulo Henrique Paranhos; Centro de Pesquisas Canguçu (1998/1999) em Pium, de autoria do arquiteto Luis Hildebrando Ferreira Paz; a Faculdade Católica do Tocantins (2004/2006) do trio de arquitetos Manoel Balbino, Monica Crosara e Jalma Lamounier e Moradas Infantis (2015/2017) em Formoso do Araguaia, dos escritórios Rosenbaum + Aleph Zero.

 

Serviço

Exposição Arquitetura Contemporânea da Amazônia;

Quando: de 11 de abril a 05 de maio, das 08 às 18h;

Abertura: 11 de abril, às 20h;

Local: Galeria Municipal de Artes – Espaço Cultural José Gomes Sobrinho;

Entrada: Gratuita. 

 

 



Edição e postagem: Lorena Karlla