Um espaço denominado Praça da Sustentabilidade, montado pela Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMA) foi um dos grandes atrativos da Semana do Meio Ambiente, que segue até o dia 13 de junho. As atividades iniciaram na segunda-feira, 5, e no local os visitantes podem conhecer fontes de geração de energia solar, produção de mudas de árvores, no estande no Viveiro Municipal – Horto Florestal, Pontos de Coleta Seletiva, dentre outros.
E foram estas possibilidades que encantaram os visitantes do espaço, a exemplo da auxiliar de secretaria da Escola de Tempo Integral (ETI) Mestre Pacífico Maria Cleide Ribeiro. Ela confessou estar muito feliz por poder aprender na prática e com os alunos sobre sustentabilidade e preservação do meio ambiente, durante uma atividade fora da escola.
Ela contou que ao acompanhar cerca de 40 alunos da escola teve a oportunidade de se encantar com eles, com os conhecimentos sobre recursos renováveis, uso de energia limpa, uso racional da água e a influência da vegetação no clima. “Aqui a gente aprende na prática como deve ser nosso convívio com o meio ambiente, como devemos respeitar o local em que vivemos e esse aprendizado é estendido inclusive para o respeito ao próximo”, avaliou Cleide.
No grupo de estudantes da ETI Mestre Pacífico, estavam as adolescentes Heloyza Souza, 13 anos, e Maria Luiza Aguiar, 14 anos, ambas alunas do 8º ano, que se confessaram encantadas com o aprendizado na atividade extra classe. Elas elogiaram especialmente a possibilidade de vivenciar na prática, o que já conheciam na teoria.
“Às vezes as pessoas, mesmo conhecendo a teoria, não tem noção do quanto é importante a preservação ambiental, conhecer sobre sustentabilidade e aqui nesta exposição a gente conhece isso tudo, por meio de maquetes, de jogos interativos, das demonstrações do viveiro. Isso é uma oportunidade ímpar”, relatou Heloyza.
A opinião dela foi compartilhada por sua amiga Maria Luiza, que disse que mais pessoas deveriam se interessar por um tema tão importante. “A gente pensa que é tudo muito básico, mas não é bem assim. A sustentabilidade é muito importante e deve fazer parte de nossa vida. É importante conhecer sobre isso tudo”, comentou.
Quem também se encantou com as exposições presentes na Praça da Sustentabilidade foi a aluna do 9º ano, da ETI Anne Frank, Jordanny Ferreira, 13 anos. Além da visita à Praça, a adolescente também conheceu o ônibus Nossa Energia, da Empresa Energisa. No Espaço os alunos aprenderam sobre o consumo racional, fontes de geração e preservação ambiental. “Esta exposição é uma ótima oportunidade para nós, estudantes. Aqui estamos conhecendo na prática, o que aprendemos na teoria, em sala de aula”, concluiu Jordanny.
As atividades na Praça da Sustentabilidade iniciaram no dia 5 de junho, data em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente. Já o encerramento será no próximo dia 13, com um mutirão de limpeza, no Córrego Cachimbo, localizado no Setor Santo Amaro.
Texto: Georgethe Pinheiro
Edição: Secom PAlmas



