Praias da Capital recebem câmeras de monitoramento
A ação visa garantir a segurança dos turistas durante a temporada de férias nas quatro praias na Capital.
A Secretaria de Segurança, Defesa Civil e Trânsito, através do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), está instalando câmeras de monitoramento nas praias da Capital. Os equipamentos devem atuar 24 horas por dia, e estão sendo instalados em pontos estratégicos de cada praia.
Cada câmera tem rotação de 360 graus na horizontal e 90 graus na vertical, possibilitando, por exemplo, identificar a placa de um veículo a 2 km de distância, e o modelo a 10 km. Desta forma, com o equipamento é possível aproximar as imagens e checar placas de veículos e identificar pessoas em atitudes suspeitas, comunicando imediatamente, as viaturas do Grupamento Tático da Guarda Metropolitana (GMP) ou o Sistema Integrado de Operações – SIOP e a Defesa Civil em caso de Queimadas.
De acordo com o secretário de Segurança, Defesa Civil e Trânsito, Coronel José Ribamar, as imagens colhidas pelas câmeras poderão subsidiar o trabalho do Corpo de Bombeiros e da Marinha do Brasil, por meio da Capitania Fluvial do Araguaia-Tocantins (CFAT), que intensificará as ações de fiscalização náutica no período da temporada de praias.
“Com a instalação dos equipamentos nas praias podemos monitorar se há alguma embarcação ilegal, se há consumo de bebidas no interior delas, ou até mesmo se há risco iminente de um afogamento”, disse.
GGIM
Em Palmas, o monitoramento é feito pelo Gabinete de Gestão Integrada Municipal – GGIM, localizado na Secretaria de Segurança, Defesa Civil e Trânsito, que atua 24 horas por dia, em 20 pontos diferentes da cidade.