Prefeita Cinthia Ribeiro fala sobre decreto que traz novos padrões de procedimento para enfrentar a Covid 19
Anúncio foi feito durante entrevista coletiva que contou com a participação do secretário de Saúde e da diretora de Vigilância em Saúde
Os novos padrões de
procedimentos que a Prefeitura de Palmas passa a adotar a partir desta
quarta-feira, 18, para conter o avanço do Coronavírus – Covid 19 foram
anunciados no início desta noite pela prefeita Cinthia Ribeiro, durante
entrevista coletiva on-line. A gestora estava acompanhada do secretário de
Saúde Daniel Borini e da Diretora de Vigilância em Saúde da Secretaria
Municipal de Saúde, Marta Malheiros. Até o momento, Palmas possui um caso
positivo para a Covid 19, oito sendo investigados e 12 descartados.
Na ocasião Cinthia Ribeiro
falou sobre o Decreto Nº 1.859, publicado no Diário Oficial do Município desta
quarta-feira, 18, que define padrões de procedimentos que visam prevenir a
infecção pela Covid 19. A gestora ressaltou que o momento é de união e esforço
coletivo e não de pensar em protagonismo pessoal. Ela falou ainda da
importância de todo cidadão adotar o isolamento social, para a proteção
individual e das pessoas de seu entorno.
Já o secretário Daniel Borini disse que todas as medidas de prevenção estão sendo adotadas para proteger a população e que o município está agindo conforme os protocolos orientados pelo Ministério da Saúde (MS) e pela Organização Municipal de Saúde (OMS).
Ele explicou ainda que a
Semus está acompanhando rigorosamente todos os casos suspeitos e reafirmou que
na manhã desta quarta-feira, 18, foi confirmado o primeiro caso positivo de
Covid 19 na Capital. Trata-se de uma mulher de 42 anos, que esteve no dia 8 de
março em Fortaleza (CE), em um congresso, mas que não havia procurado a rede
para os procedimentos.
A moradora de Palmas, que
atestou positivo, ainda teria optado pelo auto isolamento desde que sentiu os
primeiros sintomas e fez o exame na rede privada, comunicando ao poder público
do ocorrido só após receber o resultado.
O secretário garantiu que
todas as medidas de prevenção sobre este caso específico estão sendo adotadas,
a exemplo da busca ativa por pessoas que tiveram contato com a paciente, para
que estas sejam acompanhadas e orientadas sobre a quarentena.
Ele falou ainda que o Centro
de Operações de Emergência em Saúde (Coes) reativado no último sábado, 14. “É
uma estratégia que o Ministério da Saúde já preconiza. Para todos os eventos
que envolvem emergência em saúde pública temos a prerrogativa de ativá-lo e foi
o que fizemos”, ressaltou.
Ele disse ainda que na
terça-feira, 17, a Prefeitura de Palmas reeditou o seu plano de contingência.
“Desde o mês de janeiro, quando começaram a surgir os casos da Covid 19 no
mundo já nos preparamos para este momento, com o plano de contingência que
informa sobre todos os serviços e seus fluxos”, assegurou.
A diretora Marta Malheiros
explicou que a Prefeitura tem em sua rotina as ações de vigilância e que foram
reforçadas com o evento do Coronavírus. “Na prática fazemos o monitoramento
diário 24 horas e orientamos os profissionais sobre os procedimentos que devem
ser adotados para cada caso e, também, após a notificação tem o acompanhamento
diário”, explicou.
Segundo Marta Malheiros na
outra ponta tem o acompanhamento de pessoas que chegam de viagens ao exterior,
repassando as orientações e em caso de necessidade com a coleta de material
para exames, que são encaminhadas ao Laboratório Central do Tocantins (Lacen),
até o recebimento dos resultados.
“Os dados com que estão
municiando o Coes são diários e incluem as redes públicas e privadas, por isso
nossa atualização algumas vezes são mais rápidas que o Ministério da Saúde”,
explicou ela, acrescentando que este é também mais um fator de segurança para o
palmense.
Educação
Sobre a suspensão das aulas
na rede pública, a prefeita esclareceu que enquanto durar a instabilidade
causada pelo novo Coronavírus, as unidades escolares do município continuam
fechadas. Ela disse também que o município está estudando uma forma de garantir
a segurança alimentar das crianças de famílias em condições de vulnerabilidade
social.
Ao final da coletiva a
prefeita Cinthia Ribeiro reforçou que Palmas precisa contar com o apoio da
sociedade para sair fortalecida da crise. “Esse é o momento que precisamos nos
dar as mãos para que possamos sair dessa área de risco e controlar da melhor forma
possível o avanço da doença”, destacou.
Desenvolvimento
Urbano
Além do Decreto Nº 1.859, o
DOM também trouxe na edição desta quarta-feira, 18, a Portaria 076/2020 que
suspende o atendimento presencial na Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Serviços
Regionais (Sedurs) para serviços que possam ser realizados, por telefone, ou
via e-mail.
A intenção também é
resguardar a população da infecção pelo novo Coronavírus. A suspensão anunciada
é de 30 dias, mas poderá ser prorrogada, caso perdure a situação de pandemia
definida pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
A recomendação ao usuário dos serviços da Sedurs é que os serviços sejam procurados por meio dos telefones (63) 3212-7580, 7583, 7590, 7591 e 7592. E para agilizar o atendimento o usuário deve informar número do processo, serviço solicitado e questionamento/dúvida. No caso do atendimento não ser finalizado de imediato é preciso deixar um número de contato para que um técnico da Secretaria retorne com a solução, posteriormente.
Os serviços de análise de
projetos, ordenamento urbano, uso e ocupação do solo e georreferenciamento
devem ser procurados preferencialmente pelos e-mails
diretoriadeurbanismo.pmp@gmail.com e
fiscalizacaourbana@palmas.to.gov.br .
A diretora de Urbanismo,
Débora Buratto orienta que para facilitar o atendimento o e-mail seja enviado
no seguinte padrão: No campo Assunto colocar o nome do serviço desejado,
conforme nomenclatura definida pela Sedurs e que pode ser conferido no endereço
http://resolve.palmas.to.gov.br/guiaservicos?nome=&secretaria=5&categoria=.
Já no corpo do e-mail devem ser informados número do processo, CCI,
interessado, endereço, assunto (tipo de serviço) e telefone para contato.
Em seguida o interessado
deve apresentar a solicitação e/ou dúvida, com a maior clareza possível. Também
podem ser anexadas fotos para auxiliar o técnico no atendimento da demanda.