Menu
Redes sociais

Prefeito participa de seminário de divulgação do 3º Prêmio ODM do governo federal

Prefeito participa de seminário de divulgação do 3º Prêmio ODM do governo federal

Data da publicação: 23/07/2009


Divulgar o 3º Prêmio ODM no estado do Tocantins é o objetivo da Secretaria-Geral da Presidência da República com o evento que acontece nesta quinta-feira, 23 no auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia até às 18h. 

Simultaneamente a Palmas, o seminário estadual de divulgação está sendo realizado em outras duas capitais federais, São Luis e Boa Vista. Até outubro, mês em que acontecerá o Prêmio, as demais capitais federativas também sediarão o evento.

Participaram da abertura, o Assessor da Secretaria Geral da Presidência da República, Maurício Dutra, o prefeito de Palmas, Raul Filho, a secretária da Setas representando o governador Marcelo Miranda, Valquíria Rezende e demais autoridades. 

O Prêmio, que teve sua primeira edição em 2005 com 920 projetos inscritos e 27 premiados contou com 1062 projetos inscritos e 20 premiados na segunda edição em 2008. Estima-se que nesta próxima edição, 50 projetos sejam aprovados.

“O Brasil tem vivido intensamente a valorização do ser humano, priorizando programas sociais. O mundo acordou para que todas as ações sejam voltadas para a qualidade de vida e esta preocupação que o mundo tem visto desde 2000 com os ODM, o presidente Lula tem colocado em prática desde o primeiro ano de seu governo, tanto combatendo a fome como valorizando a educação básica e superior”, destacou o prefeito Raul Filho.

Participam do seminário, sociedade civil organizada como ONGs, Fundações, Instituições Filantrópicas, poder público e pessoas físicas que desenvolvam projetos de cunho social.

Segundo o presidente do Fórum das ONGs Ambientalistas do Estado, Antônio Silveira, projetos não precisam ser do tamanho dos projetos da ONU ou do prefeito e sim do tamanho do sonho da sociedade. Frisou ainda que, “a sociedade não deve esperar o poder público para haver transformação, pequenas ações fazem a diferença”. 
 

O Prêmio
Criado pelo governo brasileiro em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade foi lançado em 2004 com o objetivo de propagar os oito Objetivos do Desenvolvimento do Milênio (ODM) definidos durante reunião de Cúpula do Milênio realizada em Nova Iorque em 2000.  

Estima-se que até 2015, os 191 países que oficializaram o pacto de tornar o mundo mais solidário por meio dos ODM obtenham sucesso neste desafio. Os objetivos são:

- erradicar a fome e miséria no mundo;
- educação básica de qualidade para todos;
- igualdade entre os sexos e valorização da mulher;
- reduzir a mortalidade infantil;
- melhorar a saúde das gestantes;
- combater a Aids, malária e outras doenças;
- qualidade de vida e respeito ao meio ambiente;
- todo humano trabalhando pelo desenvolvimento.


Inscrições
O período de inscrições para o 3º Prêmio ODM vai de 27/07 à 02/10 e podem ser feitas pelo site www.odmbrasil.org.br ou pelos correios, com destinatário: Escola Nacional de Administração Pública – ENAP, endereço: SAIS – Área 02 – A CEP: 70610-900 Brasília, Distrito Federal. O regimento interno do prêmio pode ser obtido no site acima mencionado.