Prefeito participa de seminário de divulgação do 3º Prêmio ODM do governo federal
Divulgar o 3º Prêmio ODM no estado do Tocantins é o objetivo da Secretaria-Geral da Presidência da República com o evento que acontece nesta quinta-feira, 23 no auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia até às 18h. Simultaneamente a Palmas, o seminário estadual de divulgação está sendo realizado em outras duas capitais federais, São […]
Divulgar o 3º Prêmio ODM no estado do Tocantins é o objetivo da Secretaria-Geral da Presidência da República com o evento que acontece nesta quinta-feira, 23 no auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia até às 18h.
Simultaneamente a Palmas, o seminário estadual de divulgação está sendo realizado em outras duas capitais federais, São Luis e Boa Vista. Até outubro, mês em que acontecerá o Prêmio, as demais capitais federativas também sediarão o evento.
Participaram da abertura, o Assessor da Secretaria Geral da Presidência da República, Maurício Dutra, o prefeito de Palmas, Raul Filho, a secretária da Setas representando o governador Marcelo Miranda, Valquíria Rezende e demais autoridades.
O Prêmio, que teve sua primeira edição em 2005 com 920 projetos inscritos e 27 premiados contou com 1062 projetos inscritos e 20 premiados na segunda edição em 2008. Estima-se que nesta próxima edição, 50 projetos sejam aprovados.
“O Brasil tem vivido intensamente a valorização do ser humano, priorizando programas sociais. O mundo acordou para que todas as ações sejam voltadas para a qualidade de vida e esta preocupação que o mundo tem visto desde 2000 com os ODM, o presidente Lula tem colocado em prática desde o primeiro ano de seu governo, tanto combatendo a fome como valorizando a educação básica e superior”, destacou o prefeito Raul Filho.
Participam do seminário, sociedade civil organizada como ONGs, Fundações, Instituições Filantrópicas, poder público e pessoas físicas que desenvolvam projetos de cunho social.
Segundo o presidente do Fórum das ONGs Ambientalistas do Estado, Antônio Silveira, projetos não precisam ser do tamanho dos projetos da ONU ou do prefeito e sim do tamanho do sonho da sociedade. Frisou ainda que, “a sociedade não deve esperar o poder público para haver transformação, pequenas ações fazem a diferença”.
O Prêmio
Criado pelo governo brasileiro em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade foi lançado em 2004 com o objetivo de propagar os oito Objetivos do Desenvolvimento do Milênio (ODM) definidos durante reunião de Cúpula do Milênio realizada em Nova Iorque em 2000.
Estima-se que até 2015, os 191 países que oficializaram o pacto de tornar o mundo mais solidário por meio dos ODM obtenham sucesso neste desafio. Os objetivos são:
– erradicar a fome e miséria no mundo;
– educação básica de qualidade para todos;
– igualdade entre os sexos e valorização da mulher;
– reduzir a mortalidade infantil;
– melhorar a saúde das gestantes;
– combater a Aids, malária e outras doenças;
– qualidade de vida e respeito ao meio ambiente;
– todo humano trabalhando pelo desenvolvimento.
Inscrições
O período de inscrições para o 3º Prêmio ODM vai de 27/07 à 02/10 e podem ser feitas pelo site www.odmbrasil.org.br ou pelos correios, com destinatário: Escola Nacional de Administração Pública – ENAP, endereço: SAIS – Área 02 – A CEP: 70610-900 Brasília, Distrito Federal. O regimento interno do prêmio pode ser obtido no site acima mencionado.