16 junho 2009 às 18:18

Prefeito Raul Filho apresenta, ao ministro do Planejamento, alternativas para repasse do FPM

O prefeito Raul Filho está buscando alternativas para resolver a alteração sofrida no repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), em razão da mudança na metodologia de cálculo. Nesta terça-feira, 16, acompanhado do senador João Ribeiro

O prefeito Raul Filho está buscando alternativas para resolver a alteração sofrida no repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), em razão da mudança na metodologia de cálculo. Nesta terça-feira, 16, acompanhado do senador João Ribeiro e do secretário municipal de Orçamento Participativo, Donizeti Nogueira, se reuniu com o ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Paulo Bernardo.


 


“Com a mudança no cálculo, foi incluída, pelo IBGE, que é quem presta essas informações para a composição dos coeficientes individuais de cada município, informação sobre o Produto Interno Bruto (PIB). Como esse índice dobrou, a renda per capita também dobrou”, lembra Raul Filho.


 


Dentre as alternativas encontradas, o prefeito sugeriu ao ministro a criação de um grupo de estudo para discutir a situação a longo e médio prazo. Também sugeriu um trabalho de investimentos produtivos em Palmas, como o Pólo Tecnológico, por exemplo, objetivando a busca da sustentabilidade financeira e econômica para o município.


 


“Investimentos produtivos para o município é a forma de diminuir a dependência em relação aos repasses institucionais, como o FPM”, acrescenta o prefeito.


 


O ministro foi receptivo à preocupação do prefeito Raul Filho, que pretende, nos próximos dias, tratar do mesmo assunto com o presidente Lula.