10 junho 2009 às 15:38

Prefeito Raul Filho assume presidência do Conselho Intermunicipal de Gestão do Lago

O prefeito de Palmas, Raul Filho reúne na próxima segunda-feira, 15, no Paço Municipal, os prefeitos do Consórcio Intermunicipal para Gestão Compartilhada da Bacia Hidrográfica do Médio Tocantins (Cometo), para darem continuidade aos trabalhos de resgate dos compromissos da Investco com os municípios impactados pela construção da Usina Hidrelétrica Luiz Eduardo Magalhães, que resultou na formação do Lago de Lajeado.


 


Raul Filho foi eleito presidente do Cometo, nesta terça-feira, 9, durante reunião com o governador Marcelo Miranda, no Palácio Araguaia, em que os prefeitos de todos os municípios impactados apresentaram reivindicações sobre o tema. No total, são sete municípios banhados pelo lago, que têm compensações a receber através dos Planos Básicos Ambientais (PBAs), por de alguma forma terem cedido parte de seus territórios para que o empreendimento pudesse ser concretizado. Os municípios consorciados são Palmas, Miracema, Tocantínia, Porto Nacional, Brejinho de Nazaré, Lajeado e Ipueiras.


 


A expectativa dos chefes dos poderes executivos dos municípios é que o Governo Estadual seja o interlocutor entre estes e a Investco, que é o consórcio de empresas responsável pela construção da UHE de Lajeado. A renovação da licença de operação da Usina está prevista para o próximo mês de novembro e os prefeitos já estão fazendo gestão para que o Estado inicie as negociações para cumprimento dos PBAs.