20 janeiro 2016 às 10:47

Prefeitura busca parcerias para implantação do projeto Vote Limpo

O prefeito Carlos Amastha realizou uma visita de cortesia na tarde desta terça-feira, 19, a presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), desembargadora Ângela Prudente. Na oportunidade, o chefe do Executivo Municipal sugeriu a presidente do órgão parceria na execução de um projeto piloto no sentido de evitar que a cidade fique suja após o processo eleitoral.

 

O Chefe do Executivo destacou a importância de uma campanha “Vote Limpo”, no sentido de evitar que a poluição visual e sonora durante o dia de votação. O prefeito ressaltou que durante o dia de votação, após a realização do processo eleitoral, a cidade fica suja com um volume excessivo de material de campanha, que é descartado em vias públicas e próximos às seções eleitorais.

 

Outra preocupação do executivo é com a poluição sonora causada por meio da propaganda política eleitoral em carros de som e também o uso indiscriminado de fogos de artifícios. “Quando termina a eleição, os locais de votação estão completamente sujos com uma quantidade enorme de propaganda de candidatos espalhados em vias públicas, causando uma poluição visual da nossa cidade”, disse.

 

Ainda de acordo com o prefeito, é preciso criar mecanismos para coibir que esse tipo de situação e também campanhas educativas.

 

A presidente do TRE, Ângela Prudente, avaliou a proposta como interessante e inovadora e se disponibilizou a estudar o assunto junto ao órgão e ao TSE.  “É uma idéia inovadora e interessante do ponto de vista educativo”, disse. A desembargadora sugeriu que o projeto tenha a participação do Ministério Público Eleitoral (MPE), do chefe do Cartório Eleitoral local, como também a realização de um seminário destinado às coligações partidárias, partidos políticos, e gestores sobre como será realizada a campanha.