Caminhão da coleta seletiva passa na quadra toda terça-feira, no período da manhã
Caminhão da coleta seletiva passa na quadra toda terça-feira, no período da manhã – Foto: Júnior Suzuki
Reciclagem
04 novembro 2025 às 15:18

Prefeitura de Palmas apoia projeto piloto de coleta seletiva porta a porta proposto por alunos do IFTO

FMA e Infraestrutura e Habitação realizam serviços de coleta e orientação aos moradores da Arse 24 uma vez por semana durante um mês

A Prefeitura de Palmas, por meio da Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMA) e a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Habitação, está auxiliando os alunos da 1° ano do ensino médio integrado do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), do curso de Controle Ambiental, por meio da disciplina anual ‘Projeto Integrador’, na execução de um projeto piloto de coleta seletiva na Quadra Arse 24 (210 Sul). As coletas tiveram início na terça-feira, 28, e seguem até o dia 18 de novembro. 

Os moradores da quadra foram convidados pelos alunos a aderirem ao projeto. Aqueles que aceitaram tiveram suas casas identificadas com um adesivo que diz ‘IFTO Recicla #Euparticipo’ e foram cadastrados para controle de adesão. Os estudantes também explicaram a importância econômica, ambiental e social da reciclagem, além de orientarem o que pode ou não ser separado e a maneira correta de dispor cada material.

Durante quatro semanas, todas as terças-feiras, no período da manhã, o caminhão, que realiza a coleta seletiva nos ecopontos da Capital, passará pela Arse 24, para recolher os resíduos sólidos separados para reciclagem, identificados por um saco plástico azul ou caixa de papelão. 

“Após a criação do projeto de forma interna na instituição e organização de como iríamos executar, nós conseguimos a parceria com a Prefeitura de Palmas, por meio da FMA, para que essa coleta ocorresse uma vez por semana, nesse início. Mas a gente espera que esse projeto se torne permanente. Não tivemos nenhuma dificuldade em estabelecer essa parceria com o Município e agradecemos o esforço da fundação em organizar a coleta para nós, junto à Secretaria de Infraestrutura”, agradeceu o professor João Potenciano. 

De acordo com a FMA, a participação da instituição é crucial para a implantação da coleta seletiva e destinação dos resíduos para as associações, que receberão o material e fornecerão os dados para o levantamento quali-quantitativo. Além disso, a Secretaria de Infraestrutura, por meio da MB Limpeza Urbana, executa o recolhimento dos resíduos, nas casas que estão identificadas.

Adesão

A moradora Gildevan Dias já tem o hábito de separar os resíduos secos e molhados em casa e aceitou participar do projeto. “É muito importante que as pessoas separem seus resíduos em casa e devemos pensar também nas pessoas que trabalham com a reciclagem, na forma como vão receber esses materiais. Por isso eu incentivo que os outros vizinhos também façam adesão ao projeto. Precisamos cuidar com o meio ambiente”, pontuou. 

Texto: Cyntia Miranda

Edição: Juliana Matos