
Prefeitura de Palmas articula adesão ao Plano Juventude Negra Viva e busca parceria para capacitação profissional de jovens negros
Secretário de Igualdade Racial de Palmas busca, em Brasília, apoio e parcerias para ampliar políticas públicas prioritárias da pasta
A Prefeitura de Palmas deu um passo importante para adesão ao Plano Juventude Negra Viva (PJNV), uma iniciativa do Governo Federal voltada à promoção de políticas públicas integradas para a juventude negra brasileira. Em Brasília, o secretário municipal de Igualdade Racial e Direitos Humanos, Eduardo Azevedo, foi recebido na última semana pelo secretário Tiago Santana da Conceição, do Ministério da Igualdade Racial (MIR), para apresentar as ações da pasta e dialogar sobre a formalização da adesão da Capital tocantinense ao plano.
“O Plano Juventude Negra Viva é um instrumento fundamental para enfrentarmos as desigualdades raciais que afetam a juventude negra em todo o país. Palmas está pronta para integrar essa política e fortalecer o diálogo federativo, unindo esforços por mais oportunidades, justiça e valorização da vida da juventude negra. Esse é um pedido direto do prefeito Eduardo Siqueira”, afirmou o secretário Eduardo Azevedo.
O secretário Tiago Santana destacou o comprometimento da gestão de Palmas com a pauta, em especial por instituir a Secretaria de Igualdade Racial e Direitos Humanos (Seirdh). “Nosso papel é garantir o suporte necessário para que essa adesão ocorra de forma efetiva. A presença de gestores comprometidos contribui muito para a consolidação das políticas públicas voltadas à juventude negra”, observou.
Conferência Municipal
Na ocasião, Eduardo Azevedo também reforçou o convite ao Ministério da Igualdade Racial para participar da Conferência Municipal de Igualdade Racial, que será realizada nos dias 23 e 24 de maio, em Palmas.
Formação Profissional de Jovens
Durante a agenda institucional em Brasília, Eduardo Azevedo também foi recebido no Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) pelo secretário substituto da Secretaria de Qualificação, Henrique Aquino. O encontro teve como objetivo buscar apoio técnico e institucional para programas de formação profissional voltados à juventude negra, com foco na economia criativa.
“Nossa proposta é garantir que jovens negros e negras tenham acesso à qualificação e à inserção produtiva em setores estratégicos como arte, cultura, design e tecnologia. A parceria com o MTE é central para estruturar esse caminho em Palmas”, pontuou o secretário.
Texto: Kaio Costa
Edição: Wédila Jácome
