Primeira-dama e secretária municipal de Ação Social e da Mulher, Polyanna Siqueira Campo,s e a superintendente de Proteção Especial, Marlucy Albuquerque, esclareceram objetivos de plano de ação – Foto: Divulgação
Assistência Social
06 novembro 2025 às 16:29

Comitê Intersetorial articula plano de ação para atendimento da população em situação de rua

Encontro entre representantes de Comitê Intersetorial foi realizada na tarde desta quinta-feira, 6, para alinhar estratégias para qualificar atendimento a este público

A Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal de Ação Social e da Mulher, realizou na tarde desta quinta-feira, 6, na sede do Núcleo de Atendimento Integrado (NAI), um encontro entre os representantes do Comitê Intersetorial para o Acompanhamento da População em Situação de Rua na Capital. O objetivo foi alinhar estratégias para avançar no Plano de Ação e qualificar o atendimento desse público.

O encontro foi conduzido pela superintendente de Proteção Social Especial, Marlucy Albuquerque. “A partir desse encontro com os diversos atores envolvidos nessa causa vamos avançar na elaboração do Plano de Ação e do Plano Municipal para atendimento da população em situação de rua em Palmas”, pontuou a superintendente, acrescentando sobre a importância de uma articulação intersetorial para que o público atendido tenha acesso a todos os serviços oferecidos pela rede, além do âmbito da assistência social.

A Polícia Militar está entre as instituições convidadas que compõem o Comitê Intersetorial. O subcomandante do Comando de Policiamento da Capital, tenente-coronel Adão Pereira, elogiou a iniciativa do Município na criação do comitê. “Muito importante essa iniciativa da gestão municipal e a Polícia Militar será parceira para tornar efetivas as ações que atenderão as pessoas em situação de rua e a população de Palmas.”

“A atuação desse Comitê vai contribuir para aprimorar nosso trabalho que já fazemos com uma abordagem humanizada e baseada no diálogo e na busca de soluções integradas que atendam às múltiplas causas que levam à situação de rua”, disse a titular da pasta, Polyanna Siqueira Campos. O próximo encontro entre os representantes será realizado no dia 10 de dezembro, data em que serão analisadas as propostas para construção do Plano de Ação e Municipal.


Comitê

O comitê, instituído em agosto por meio do Decreto nº 2.742, é coordenado pela Secretaria Municipal de Ação Social e da Mulher, por meio da Superintendência de Proteção Social Especial, e conta com representantes do Poder Executivo Municipal e Estadual, além de integrantes da sociedade civil. Entre as atribuições, estão: acompanhar e monitorar a população em situação de rua no Município; propor medidas que garantam a articulação entre programas e políticas públicas; receber e encaminhar denúncias de violações de direitos, direcionando-as aos órgãos competentes.

Texto: France Santiago

Edição: Juliana Matos