15 dezembro 2011 às 18:07

Prefeitura de Palmas assina acordo de cooperação técnica com a Serpro

A Prefeitura Municipal de Palmas em parceria com o Serviço Federal de Processamento de Dados, juntamente com a Secretaria de Desenvolvimento Social, e o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa estiveram reunidos na Sede do Serpro em Brasília, nesta última semana, onde assinaram o acordo de cooperação técnica.


O acordo tem como objetivo disponibilizar o programa de inclusão sócio digital da empresa para o município de Palmas. A prefeitura irá coordenar a criação de turmas e a UniSerpro fará a supervisão e disponibilizará o conteúdo dos cursos a distância, em ambiente moodle, nos módulos básicos, intermediário e avançado. A ênfase é o atendimento ao segmento da melhor idade através do módulo básico.


O contrato foi assinado pelo prefeito de Palmas, Raul Filho e o diretor presidente do Serpro, Marcos Mazoni que firmaram uma aliança entre o poder do governo federal com o poder de realização de uma prefeitura.  


Segundo Simone Fontenelle, presidente do Conselho dos Direitos da Pessoa idosa que na ocasião esteve presente, o objetivo da parceria é promover a inclusão sócio digital que atenderá idosos, jovens e adultos usuários dos serviços sócioassistenciais da Prefeitura Municipal de Palmas.


Iniciativa no escritório do Serpro

Segundo o chefe do escritório do Serpro em Palmas, senhor Lusimar Morais,  o acordo técnico assinado teve como base a ação iniciada no escritório do Serpro em Palmas. O escritório tem ministrado, em seu espaço físico, cursos para a terceira idade, com faixa entre 70 e 75 anos, estabelecendo parceria com a Prefeitura que disponibiliza um coordenador pedagógico para atuar como instrutor nos cursos elaborados pela Uniserpro.


Entre as principais demandas do segmento da terceira idade, está a possibilidade de se comunicar com os familiares através de meios eletrônicos como e-mail e skype, além de aprender a utilizar serviços on-line. Por isso, são realizadas palestras didáticas com representantes de bancos, da Receita Federal e da própria Prefeitura.

Telecentro no Parque Municipal da Pessoa Idosa


Um dos principais pontos da parceria entre o Serpro e a Prefeitura de Palmas é a inauguração de um novo telecentro, em janeiro, no Parque Municipal da Pessoa Idosa. Um projeto pioneiro no Brasil voltado para o público da terceira idade com programas de saúde, lazer e cultura. A Prefeitura irá investir cerca de um milhão e meio de reais, ampliando a infraestrutura do espaço que também contará com programa de inclusão sócio digital.


A assinatura do acordo também teve a presença do diretor de administração do Serpro, Antônio João, da superintendente da Uniserpro, Eunides Maria, do secretário municipal de desenvolvimento social, Robledo Soarte, da presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, Simone Fontenelle da Silva, do coordenador estratégico de Responsabilidade Social do Serpro, Dilson dos Santos e do assessor de assuntos parlamentares do Serpro, Max Morais, e do chefe do escritório do Serpro em Palmas, Lusimar Morais.