De acordo com a secretária Polyanna Siqueira Campos, a criação do núcleo de atendimento representa o compromisso com a garantia de direitos – Foto: Junior Suzuki
Violência Doméstica
28 novembro 2025 às 16:21

Prefeitura de Palmas cria Ouvidoria da Mulher para fortalecer a proteção e garantir direitos

Serviço de denúncia de violência funcionará de segunda a sexta-feira, das 13 às 19 horas por e-mail e por telefone

A Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal de Ação Social e da Mulher, criou, pelo Decreto nº 2.678, a Ouvidoria da Mulher, destinada ao recebimento de denúncias de violência contra a mulher. O serviço funcionará de segunda a sexta-feira, das 13h às 19h, com atendimentos pelo telefone (63) 99256-6614 ou pelo e-mail ouvidoriadamulherpalmas.to@gmail.com .

A iniciativa reforça a política municipal de enfrentamento à violência doméstica ao articular serviços, assegurar encaminhamentos adequados e contribuir para a prevenção e redução da violência na Capital.

Segundo a secretária municipal de Ação Social e da Mulher, Polyanna Siqueira Campos, a criação do núcleo de atendimento representa o compromisso da gestão com o acolhimento, o respeito e a garantia de direitos. “O canal de atendimento à mulher reforça o compromisso da nossa administração com o acolhimento e o respeito às mulheres. Ela não é apenas um serviço de escuta, mas uma ferramenta essencial para garantir direitos e fortalecer a proteção das mulheres no Município”, conclui.

A ouvidora da Ação Social e da Mulher, Maria Marlene dos Santos, ressalta que o serviço oferece escuta, acolhimento e orientação, encaminhando os casos sempre com o consentimento da mulher. “O canal de comunicação da mulher é um espaço de escuta, acolhimento e orientação para mulheres em situação de violência doméstica e familiar. Aqui, elas são ouvidas, recebem informações sobre seus direitos e sobre as questões de gênero e violência”, conclui.

Texto: Daniel Reis, estagiário sob supervisão da Diretoria de Jornalismo da Secom

Edição: Juliana Matos