Etapa estadual antecede o evento nacional que deve ocorrer ainda em 2026, em Brasília (DF) – Foto: Divulgação
CNT
01 outubro 2025 às 15:02

Prefeitura de Palmas destaca iniciativas em prol do fomento ao emprego na II Conferência Nacional do Trabalho

Etapa estadual contou com participação de representantes do Ministério do Trabalho

Nesta terça-feira, 30, a Prefeitura de Palmas participou da etapa estadual da II Conferência Nacional do Trabalho (CNT), realizada no auditório da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio), na Capital. O evento reuniu autoridades estaduais, municipais, federais e representantes de trabalhadores e empregadores para discutir os desafios do mundo do trabalho, com foco nas transições tecnológica, digital, ecológica e demográfica.

O secretário de Qualificação e Fomento de Emprego e Renda do Ministério do Trabalho, Magno Lavigne, esteve na solenidade de abertura e destacou a relevância desta etapa realizada no Tocantins. Para ele, o encontro reforça a importância da união entre trabalhadores, empregadores e representantes dos conselhos municipais e estaduais, que juntos construirão um documento coletivo com propostas voltadas ao fortalecimento das políticas públicas de emprego e renda. Esse material será apresentado na Conferência Nacional, prevista para 2026, em Brasília (DF), como resultado do diálogo social estabelecido ao longo das etapas estaduais.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo, Henrique Nesello, destacou as iniciativas de Palmas em prol da temática, como a criação do Conselho do Trabalho, Emprego e Renda de Palmas (CTER), que promove a participação social na formulação de políticas públicas, e a integração do Sistema Nacional de Emprego (Sine) à Casa do Empreendedor, que ampliará o acesso a serviços de intermediação de mão de obra e qualificação. “Estamos fortalecendo o diálogo entre poder público, trabalhadores e empregadores, para garantir que todos os palmenses tenham acesso às melhores oportunidades de trabalho”, afirmou o secretário.

Palmas também tem se destacado como uma referência regional pela criação de instrumentos participativos e pela modernização dos serviços de apoio ao trabalhador. Como parte dessa agenda, a Prefeitura também está organizando o feirão de emprego “Palmas Mais Empregos”, durante o Natalzão CDL 2025, para facilitar o acesso da população a novas oportunidades de emprego.

Estiveram no evento, além do secretário de Qualificação e Fomento de Emprego e Renda, Magno Lavine; o superintendente Regional do Ministério do Trabalho, Jailson Jácomo, e o secretário-executivo do Trabalho e Assistência Social do Estado, Washington Vasconcelos.

Texto: Tainara Saraiva

Edição: Juliana Matos

Secretário Henrique Nesello reforçou o compromisso da Prefeitura com políticas de trabalho – Foto: Divulgação
Membros do Conselho Municipal do Trabalho e Renda também estiveram na etapa estadual da conferência – Foto: Divulgação