Aferição de pressão arterial, testes rápidos para Infecção Sexualmente Transmissível e vacinação estão entre os serviços que serão oferecidos às mulheres assistidas pela Casa da Mulher Brasileira – Foto: Edu Fortes
Saúde da Mulher
17 novembro 2025 às 17:36

Prefeitura de Palmas e UniCatólica promovem atendimentos de saúde a mulheres em situação de violência

Ação acontece nesta quarta-feira,19, na Casa da Mulher Brasileira, localizada na Quadra ACSE 90, Avenida NS-2

Aferição de pressão arterial, testes rápidos para Infecção Sexualmente Transmissível ( IST), vacinação e orientações da saúde da mulher estão entre os serviços de saúde que serão oferecidos às mulheres assistidas pela Casa da Mulher Brasileira, nesta quarta-feira,19, das 17 às 18 horas, no próprio equipamento público. A ação, intitulada como ‘Mulher, Vida e Recomeço: um laço de cuidado’, é promovida pela Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal de Ação Social e da Mulher, em parceria com a UniCatólica.

Os atendimentos serão realizados por estudantes e professores do curso de enfermagem da instituição. “Essa iniciativa é importante porque é uma forma de promover o bem-estar físico e a qualidade de vida às mulheres em contexto de violência”, disse a superintendente da Casa da Mulher Brasileira de Palmas, Monik Carreiro Lima e Dorta, acrescentando que a parceria com a universidade é fundamental para o fortalecimento de ações que atendam às mulheres com a prevenção e o diagnóstico precoce.

Casa da Mulher Brasileira

A Casa da Mulher Brasileira integra o programa ‘Mulher Viver sem Violência’ com foco no atendimento multidisciplinar e humanizado às mulheres. O local, gerido pela Secretaria Municipal de Ação Social e da Mulher de Palmas, oferece acolhimento e triagem, apoio psicossocial, serviços de delegacia, juizado, Ministério Público, Defensoria Pública, além de promoção de autonomia econômica, espaço para cuidado das crianças (brinquedoteca) e alojamento de passagem e central de transportes. Os atendimentos no local são realizados durante a semana, das 8 às 18 horas, exceto a Central de Atendimento à Mulher, que funciona 24 horas no local.

Texto: France Santiago

Edição: Iara Cruz