
Prefeitura de Palmas inicia cadastro habitacional para famílias do entorno do Córrego Machado
Cadastramento servirá como base para o planejamento de ações do programa Palmas Mais Resiliente
A Prefeitura de Palmas realiza o cadastramento de famílias e imóveis localizados na região do Córrego Machado, abrangendo desde o Santa Bárbara até o Bertaville. A iniciativa, que teve início na última terça-feira, 2, tem como objetivo conhecer detalhadamente as condições das famílias e dos imóveis, servindo como base para o planejamento de ações do programa Palmas Mais Resiliente.
O programa visa melhorar a qualidade de vida dos moradores do entorno, com foco na redução de problemas como alagamentos, deslizamentos e calor excessivo, além da criação de áreas mais sombreadas e agradáveis. Além de obras de infraestrutura, a iniciativa incluirá ações de desenvolvimento socioeconômico, como cursos de capacitação profissional, apoio a pequenos negócios e implantação de novas hortas comunitárias.
O secretário executivo de Habitação, Marlen Ribeiro Rodrigues, ressaltou que a ação fortalece a rede de assistência, ampliando o alcance das políticas sociais. “A assistência técnica para habitação de interesse social é fundamental para garantir que famílias de baixa renda tenham acesso não apenas à moradia digna, mas também ao acompanhamento necessário na elaboração de projetos habitacionais adequados às suas necessidades, assegurando que as famílias que mais precisam sejam orientadas por profissionais qualificados”, pontuou.
Fórum colaborativo
Já na terça-feira, 9, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), com a participação da Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria de Mobilidade, Planejamento e Desenvolvimento Urbano e a Secretaria de Infraestrutura e Habitação, promoveu um Fórum Colaborativo sobre Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (Athis).
O Athis, referente à Lei 11.888/2008, assegura assistência técnica gratuita para famílias de baixa renda, destinada a projetos de construção, reforma, ampliação ou regularização de moradias sociais.
Texto: Samuel Cunha, estagiário sob a orientação do jornalista Abelson Ribeiro
Edição: Iara Cruz


