
Prefeitura de Palmas inicia vacinação contra o VSR em gestantes
Vacina está disponível nas salas de vacinação das Unidades de Saúde da Família, mediante apresentação de cartão da gestante, documento pessoal e Cartão SUS
A Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (Semus), iniciou nesta segunda-feira, 8, a vacinação contra o vírus sincicial respiratório (VSR), vírus responsável por causar bronquiolite em bebês. A estratégia integra o Calendário Nacional de Vacinação e marca um novo avanço na proteção materno-infantil na Capital.
A imunização, ofertada gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), é destinada a gestantes a partir da 28ª semana (7º mês) e tem como objetivo reduzir os casos de bronquiolite em recém-nascidos. A vacina está disponível nas salas de vacinação das Unidades de Saúde da Família (USFs) de Palmas, mediante apresentação do cartão da gestante, documento pessoal e Cartão SUS.
A empresária Leiliana Teles, que procurou a USF do Aureny II na manhã desta segunda-feira, 8, acredita que a vacina traz segurança para o bebê e é essencial para as gestantes, por isso fez questão de receber a dose no primeiro dia. “Como mãe, a gente sempre se preocupa muito com a criança, especialmente por ser um vírus agressivo. Essa vacina traz mais tranquilidade e segurança nesse início da gestação. O SUS oferecer essa proteção para as gestantes é muito importante. Por isso, no primeiro dia, não perdi tempo e vim tomar”, afirmou.
Importância da vacinação
O vírus sincicial respiratório (VSR) é responsável por cerca de 75% dos casos de bronquiolite e 40% dos casos de pneumonia em crianças menores de dois anos. A vacina oferece proteção imediata aos recém-nascidos, reduzindo o risco de agravamento dos quadros respiratórios e de hospitalizações.
“A chegada da vacina contra o VSR representa mais uma camada de proteção para as famílias de Palmas. Ao vacinar a gestante, protegemos diretamente o bebê nos primeiros meses de vida, quando o risco de complicações por infecções respiratórias é maior. Nosso objetivo é garantir acesso em todas as salas de vacina e orientar as mulheres para que procurem a unidade mais próxima o quanto antes”, afirmou a secretária de Saúde, Dhieine Caminski.
Doses recebidas
Palmas recebeu 1.337 doses nesta primeira distribuição enviada pelo Ministério da Saúde. A previsão é de que o município ultrapasse quatro mil doses ao longo das próximas remessas, atendendo a totalidade do público-alvo.
Texto: Daniel Reis
Edição: Fernanda Sousa


