14 agosto 2009 às 12:37

Prefeitura de Palmas lança edital de seleção de Obras de Literatura Tocantinense


A Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Semed) lança na próxima segunda-feira, 17, o edital de convocação para as inscrições de Obras de Literatura Tocantinese no Processo de Avaliação e Seleção para a ampliação do acervo bibliográfico das bibliotecas Escolares da Rede Municipal de Ensino de Palmas. O lançamento será às 8 horas, no auditório da Escola de Tempo Integral Padre Josimo, região Norte da cidade, durante o Momento Cívico, e contará com a presença do prefeito Raul Filho, do secretário da Educação, Danillo Melo Souza, alunos do Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei) Cantiga de Ninar , demais autoridades e a população em geral.


 



O edital é voltado aos titulares de direito autoral para que as obras de literatura tocantinense façam parte da composição de acervos a serem distribuídos às escolas públicas municipais que ofereçam educação infantil, ensino fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA). O acervo será composto por obras de diferentes gêneros e tipos de texto: poesias, quadras, parlendas e cantigas; contos, crônicas, teatro, textos de tradição popular, mitologia, lendas, fábulas, apólogos, contos de fadas e adivinhas; novelas – clássicos, terror, aventura, suspense, amor, humor e livros de imagens.



 


As inscrições ocorrerão de 18 de agosto a 18 de outubro de 2009. Durante este período a ficha de inscrição e o edital estarão disponíveis no site da Prefeitura: www.palmas.to.gov.br. A entrega da documentação e das obras será efetuado no mesmo prazo de 18 de agosto a 18 de outubro das 14 às 18 horas, na Diretoria de Ensino Fundamental, na Gerência de Ensino Fundamental, localizada na sede da Semed, localizada na 106 Norte, alameda 17, lote 16, Plano Diretor Norte. A inscrição deverá ser feita pessoalmente pelo titular de direito autoral ou por um procurador legalmente constituído



 


Conforme o edital, as obras inscritas deverão ser adequadas aos educandos leitores da Educação Infantil, das séries inicias e finais do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos. Somente podem ser inscritas obras editadas em um único volume, cuja a edição esteja finalizada. Os títulos das obras devem estar em conformidade com os títulos constantes nas Declarações de Edição, Ficha do Livro, no Contrato de Edição e na capa da obra.



 


Não podem participar obras de doutrinação religiosas e de conduta moral e abordagens preconceituosas; de auto-ajuda; dicionários; de domínio público; de distribuição gratuita pelo FNDE ou por outras instituições; ou obras com financiamento ou apoio municipal.



As obras serão selecionadas por uma Comissão Julgadora instituída por meio de um ato do secretário da Educação, contendo a seguinte composição: um membro da Academia Tocantinese de Letras (ATL), um membro da Academia Palmense de Letras (APL), um membro da Academia Araguainense de Letras e Norte do Tocantins (Acalanto), um membro da Academia Gurupiense de Letras (AGL), e dois membros da Secretaria Mul. de Educação. É vedada, a participação neste edital, de parentes e afins dos membros da Comissão Julgadora.


 



O resultado final será divulgado no dia 18 de dezembro no Diário Oficial do Estado e Portal da Prefeitura de Palmas.